OMS diz estar preocupada com Brasil e alerta para relaxamento na luta contra a pandemia

GENEBRA (Reuters) – A chegada de vacinas contra a Covid-19 não deveria induzir os países a relaxarem os esforços de combate à pandemia de coronavírus, disseram importantes autoridades da Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira, citando o receio de que a epidemia do Brasil possa se alastrar para outros países.

Integrante de equipe médica de hospital em Porto Alegre. 19/11/2020. REUTERS/Diego Vara.

“Achamos que já saímos disto. Não saímos”, disse Mike Ryan, principal especialista em emergências da OMS, em uma entrevista coletiva virtual. “Países regredirão para um terceiro e um quarto surto se não tomarmos cuidado”.

O Brasil registrou recordes de mortes de Covid-19 nesta semana e o sistema hospitalar do país está à beira do colapso, em parte por causa de uma variante mais contagiosa identificada pela primeira vez em solo brasileiro.

Em nível global, o número de casos de Covid-19 reverteu uma tendência de queda de seis semanas na semana passada, apesar da entrega de milhões de doses de vacinas nas últimas semanas, mostraram dados da OMS.

“Agora não é hora de o Brasil ou qualquer outro lugar relaxar”, acrescentou Ryan. “A chegada de vacinas é um momento de grande esperança, mas também pode ser um momento em que perdemos a concentração.”

O chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, descreveu a epidemia no Brasil como “muito, muito preocupante” e alertou para um possível transbordamento regional.

“Se o Brasil não for sério, continuará a afetar toda a vizinhança ali e além.”

(Por Stephanie Nebehay e Emma Farge)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH24180-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.