Operação da PF mira quadrilha responsável por migração ilegal aos EUA

A Polícia Federal realiza, nesta quarta-feira (31), a operação Hancornia, que tem como objetivo desarticular uma quadrilha responsável por migrar ilegalmente brasileiros aos Estados Unidos. São cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva no município de São Raimundo das Mangabeiras, no Maranhão.

A investigação apontou que os criminosos cobravam grandes quantias de dinheiro de brasileiros para levá-los até o território norte-americano. Ao chegar no país, no entanto, as vítimas acabavam sendo presas e deportadas. Aquelas que conseguiam permanecer no estrageiro, por sua vez, precisavam trabalhar para quitar o restante da dívida, sendo, muitas vezes, submetidas a condições análogas à escravidão.

“Nesse esquema criminoso os investigados lucram vendendo facilidades que na realidade não existem e colocam em risco a vida e a liberdade das vítimas”, disse à Polícia Federal. Segundo os agentes, os investigados poderão responder por crimes de promoção de migração ilegal e organização criminosa, podendo a pena ultrapassar 13 anos de prisão.

Informações SBT News