Pacheco diz que Congresso vai buscar valor mais digno para as pessoas no auxílio emergencial

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou nesta quinta-feira que, dentro das limitações impostas pela chamada PEC Emergencial, o Congresso vai buscar o valor mais digno para o pagamento dos beneficiários do auxílio emergencial que deverá ser retomado.

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco

“Dentro da responsabilidade fiscal, das limitações agora impostas pela PEC, obviamente o objetivo do Congresso Nacional é sempre ter o valor mais digno para as pessoas”, disse ele, em entrevista coletiva após o Senado aprovar, em segundo turno, a PEC Emergencial.

Essa proposta, que segue agora para apreciação da Câmara, prevê uma reserva de recursos da ordem de 44 bilhões de reais para viabilizar a retomada do benefício que foi encerrado em dezembro do ano passado.

Inicialmente, o governo pagou 600 reais e depois reduziu para 300 reais. O presidente Jair Bolsonaro já disse que a nova etapa do benefício deve ser de 250 reais com duração de 4 meses.

Na entrevista, Pacheco destacou que o país tem limitações fiscais e que é preciso encará-las e buscar fazer algo “muito equilibrado” em relação ao auxílio de forma a assistir o maior número possível de pessoas no Brasil.

O presidente do Senado afirmou que o país vive um “ápice da pandemia” –na véspera, o Brasil registrou pelo segundo dia consecutivo o recorde de mortes por Covid-19, com 1.910 óbitos.

Pacheco disse que, após a aprovação do auxílio emergencial, é preciso discutir um novo programa de assistência social para as pessoas.

(Reportagem de Ricardo Brito)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH231DR-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa