Mais 72 mil vacinas bivalentes contra a Covid-19 chegam ao Paraná

Com a colaboração de Agência Estadual de Notícias

O Ministério da Saúde enviou à Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) mais um lote de vacinas bivalentes da Pfizer contra a Covid-19, com 72 mil doses. Os imunizantes fazem parte da Campanha Nacional de Vacinação 2023, com início em 27 de fevereiro e oferece proteção contra a variante original do coronavírus e as cepas que surgiram posteriormente.

vacinas bivalentes paraná
Foto: Roberto Dziura

As doses são específicas para os grupos prioritários, com o esquema vacinal primário completo das vacinas monovalentes (primeira e segunda doses). De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), 2.416.155 de pessoas fazem parte deste público alvo no Estado.       

Primeiramente, serão vacinadas as pessoas de 70 anos ou mais, além daquelas vivendo em instituições de longa permanência (ILP), a partir de 12 anos, abrigados e trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Após essa fase, outros grupos devem ser contemplados com o reforço bivalente, como as pessoas de 60 a 69 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores de saúde e pessoas com deficiência permanente. A orientação é do PNI.

“Aguardamos ainda outras remessas que devem chegar nos próximos dias, para iniciarmos a descentralização dos imunizantes às Regionais de Saúde. Esse reforço é mais uma proteção contra o vírus, que frequentemente sofre algum tipo de mutação”, reforçou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.  

Na semana passada a Sesa recebeu as primeiras doses bivalentes (32.400). Elas estão armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). As cerca de 100 mil vacinas devem ser descentralizadas para os 399 municípios do Estado na semana que vem, perto do início da campanha. 

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.