‘A situação é instável’: forças de segurança atualizam ocorrências dos deslizamentos nas rodovias do Litoral

As forças de segurança do Paraná realizaram uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (29) para falar sobre a situação dos estragos causados pelas fortes chuva no Litoral e na Região Metropolitana de Curitiba. Deslizamentos de terras bloquearam pontos da BR-376, BR-116, BR-277 e Estrada da Graciosa. Até às 14h, cinco vítimas haviam sido resgatadas com vida e uma pessoa morreu.

Foto: Divulgação/Governo do Paraná

Pontos bloqueados

  • km 669 da BR-376 (Guaratuba) – interdição nos dois sentidos
  • km 40 da BR-277 (Morretes) – interdição total nos dois sentidos
  • km 58 da Br-116 (Campina Grande do Sul) – interdição parcial sentido Curitiba
  • km 51 da BR-116 (Campina Grande do Sul) – interdição parcial sentido São Paulo
  • PR-410 (Estrada da Graciosa) – interdição total

Segundo o secretário de Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita, equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal estão nos locais para resgate e orientação do trânsito. A orientação é para que a população não se desloque até os locais.

“A situação é instável. A qualquer momento pode haver novos deslizamentos, então o trabalho tem sido feito com extrema cautela para que não haja novas vítimas no local”, diz o secretário. “Quero pedir a população que não proceda nenhum deslocamento sem acesso às informações oficiais”.

A situação mais crítica é no km 669 da BR-376 em Guaratuba. De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de seis caminhões e entre 10 e 15 veículos foram arrastados pelos deslizamentos. Até às 14h, cinco vítimas foram resgatadas com vida e uma pessoa morreu.

Cerca de 54 bombeiros, com cães farejadores, estão nos locais para busca de vítimas. Porém, devido à chuva e risco de novos deslizamentos, o resgate está difícil.

Além dos deslizamentos, cidades do Litoral como Morretes, Guaraqueçaba, Guaratuba e Matinhos registram alagamentos. São José dos Pinhais, na Região Metropolitana, também registra enchentes.

O Governo do Paraná criou um gabinete de crise para concentrar a tomada de decisões e atendimento às vítimas.

A Polícia Científica do Paraná (PCP) disponibilizou um telefone para atender as famílias das vítimas do deslizamento na BR-376. O contato pode ser feito pelo (41) 3361-7242.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.