Aplicativo promove a educação continuada sobre conservação marinha

O Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha da Associação MarBrasil lança, com patrocínio da Petrobras, o aplicativo SIG REBIMAR para monitoramento de microplástico e fauna no litoral do Paraná e de São Paulo. A ferramenta digital permite que jovens e adultos compartilhem imagens sobre a presença de animais marinhos e a presença de lixo plástico.

Foto: Divulgação

“A inserção do protocolo de microplástico se dá pela facilidade de encontrar resíduos plásticos na praia e pelas inúmeras problemáticas ocasionadas pela presença desses resíduos no ambiente marinho. E o protocolo de fauna marinha justifica-se pela frequência de animais encalhados na costa paranaense”, explica a técnica da equipe de educação ambiental do Programa REBIMAR, que participou do processo de desenvolvimento do aplicativo, Marjorie Ramos.

A coleta de dados é fundamental para o desenvolvimento da ciência e, ao longo do tempo, os pesquisadores desenvolveram metodologias e sistemas de amostragem para colher informações que possam mapear problemas, investigar suas causas e buscar soluções.

As ferramentas de Ciência Cidadã trouxeram novas formas de integrar as pessoas em projetos, por meio da coleta e compartilhamento de dados de forma voluntária. Essa mobilização social permite aos pesquisadores acesso digital a fotos, vídeos e informações em tempo real e em áreas extensas. O aplicativo conta com um protocolo de coleta, desenvolvido pela equipe técnica, para que esses dados sejam válidos cientificamente.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.