Após tempestade 58 aves nativas ficam feridas e precisam de tratamento

Cerca de 58 papagaios de espécie nativa serão encaminhados nesta terça-feira (01) para tratamento veterinário em Centros de Apoio à Fauna Silvestre parceiros do Instituto Água e Terra (IAT). Elas estão machucadas em decorrência da tempestade que atingiu a região de Paranavaí, no Noroeste do Estado, no último fim de semana.

Foto: IAT/Força Verde

A ação ocorreu em uma área rural de Santa Mônica, no distrito de Paranavaí, e contou com o apoio da Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb). As aves estavam em áreas de dormitório, ou seja, onde comumente passam a noite, sendo a maioria espécies de papagaios e um falcão.

“Os animais foram prontamente resgatados pelos moradores locais que acionaram as equipes do IAT e da Força Verde. De imediato foram repassadas orientações para que mantivessem os animais protegidos da chuva e, na medidas do possivel aquecidos”, afirmou a bióloga e chefe do Setor de Fauna do IAT, Paula Vidolin.

No total, 60 aves não tiveram ferimentos e conseguiram voar depois de secas e aquecidas, retornando à natureza. Das 58 vivas e com ferimentos, 30 serão encaminhadas para atendimento veterinário especializado em Londrina e outras 28 em Guarapuava, que também irá receber 70 animais mortos, sendo 58 papagaios, 11 pombas e um gavião.

“Nossa equipe encontrou muitos animais já sem vida que serão encaminhadas para um laboratório a fim de realizar pesquisas. Estamos fazendo o máximo possível para que as aves que sobreviveram se recuperem e voltem ao seu habitat natural”, afirmou o chefe regional do IAT em Paranavaí, Hélio Vasconselos.

O subcomandante do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb-FV), major João Carlos, explica que várias equipes policiais foram designadas para dar suporte ao resgate das aves. “A população de forma geral contribuiu bastante nesse socorro às aves, enviamos várias equipes da Polícia Ambiental junto com as do IAT, e com o levantamento feito com os moradores locais estamos resgatando as aves e encaminhando a veterinários, para locais de abrigo e tratamento adequado”, disse.

O primeiro atendimento emergencial às aves contou com o apoio do Criadouro Comercial BR. No local, as aves feridas foram medicadas pelo veterinário responsável pelo empreendimento, que seguiu um protocolo com analgésico e anti-inflamatórios, além da manutenção em uma estufa para aquecimento.

Curso gratuito de Manejo de Animais em Situação de Desastres

A Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná (Sedest), em parceria com a Proteção Animal Mundial (World Animal Protection), irá dar o curso de Manejo de Animais em Situação de Desastres. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho.

As aulas têm início em julho e podem ser concluídas em três meses, com duração de 40 horas. O objetivo é capacitar os agentes que atuam em ocorrências de desastres ambientais, melhorando o atendimento e o bem-estar de animais domésticos, silvestres e de produção.

O curso é gratuito, a distância e auto-instrucional. De acordo com a bióloga e coordenadora de Recursos Naturais da secretaria, Fernanda Góss Braga, quase mil pessoas já se inscreveram, o que demonstra o alto índice de ocorrências relacionadas à fauna no Estado.

Inscreva-se e todas as informações serão enviadas para o e-mail cadastrado no início do mês de julho. Podem participar profissionais e estudantes de áreas relacionadas ao tema e o público em geral.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.