Duas cidades do Paraná terão apresentações de balé gratuitas nesta sexta-feira (26) e no domingo (28). A companhia Balé Teatro Guaíra fará os espetáculos em Apucarana e em Arapongas, região norte do estado.
As apresentações fazem parte da programação especial da 14ª edição da Mostra Paranaense de Dança. Para quem nunca acompanhou um espetáculo do grupo, esta é a chance de assistir a duas coreografias do repertório: “Piá”, de Alex Soares, e “V.I.C.A.”, de Liliane de Grammont.
Os bailarinos se apresentam no Cine Teatro Fênix de Apucarana, sexta (26), e no Cine Teatro Mauá de Arapongas, domingo (28). Os espetáculos são abertos ao público em geral e com entrega antecipada de convites.
“V.I.C.A”, o acrônimo que dá título à peça do Balé Teatro Guaíra, significa Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade, características do mundo pós-moderno e exacerbadas com a pandemia da Covid-19.
Veja também:
- Paraná registra mais de 12,2 mil casos de dengue; veja boletim
- Pinhão entra na alimentação dos animais do Zoológico de Curitiba
O espetáculo questiona o que se quer daqui para frente e propõe reflexão sobre a humanidade no tempo presente. Em meio a um mundo confuso, saído de uma pandemia, a coreógrafa Lili de Grammont e a companhia revelam que a arte pode ser uma estratégia de conexão.
“PIÁ” destaca um dos traços que mais define o brasileiro: a mestiçagem. Brasileiros podem ter qualquer aparência, podem pertencer a qualquer etnia e, com frequência, são confundidos com outras nacionalidades quando estão no Exterior. Piá, por definição, são os filhos de etnia indígena ou mestiços de brancos com índios, mas em Curitiba as pessoas chamam-se carinhosamente, umas às outras, de “piá”.