Clube de Bezerras: crianças e adolescentes aprendem sobre a atividade pecuária

O Clube de Bezerras CAPAL retorna às atividades após dois anos de pausa nos encontros presenciais. Nas primeiras reuniões de 2022, as crianças e adolescentes aprenderam sobre os primeiros cuidados com a bezerra, manejo e avaliação de colostro.
 
Os participantes visitaram a Fábrica de Ração CAPAL, onde conheceram todo o sistema de produção da ração fabricada pela cooperativa, bem como o controle de qualidade.
 
Jessica Quirino, médica veterinária que organiza e acompanha as crianças no Clube, comenta que as reuniões presenciais agregam mais ao aprendizado. “Neste período de pandemia, tivemos alguns encontros online, mas nada se compara ao presencial, porque conseguimos repassar mais informações técnicas para as crianças e propomos atividades dinâmicas e interativas com elas”, pontua. 
 
Neste ano, o Clube de Bezerras conta com dez participantes, de 7 a 13 anos. O Clube acontece na matriz em Arapoti (PR) e reúne filhos de cooperados ou de funcionários de cooperados que têm contato direto com a atividade leiteira na propriedade. 
 
Cada criança escolhe uma bezerra para cuidar, colocando em prática o que se aprende no Clube. Atualmente, as crianças já estão cuidando de suas bezerras e preparando-as para um momento muito importante: a 48ª Expoleite Arapoti. Na feira, os membros do Clube de Bezerras expõem e desfilam com os animais, passando pela avaliação de um jurado.
 
As crianças também integram a Copa dos Puxadores, um circuito que abrange a ExpoFrísia, em Carambeí (PR), a Expoleite, em Arapoti, e tem sua etapa final na Agroleite, na cidade de Castro (PR). 
 
Integração
Para que as atividades do Clube de Bezerras sejam produtivas, é importante a integração entre cooperativa e família, com o incentivo dos pais à frequência nas reuniões e ao cuidado com a bezerra nas fazendas. 
 
“O principal objetivo do Clube de Bezerras é estimular o interesse dos pequenos pela pecuária e para a produção sustentável, além de mostrar para eles como o setor pecuário cresce a cada ano e vem se desenvolvendo tecnologicamente”, explica Jessica. 
 
O Clube de Bezerras CAPAL tem apoio das empresas Trouw Nutrition e Elanco, e é realizado pela equipe da Pecuária Capal, de Arapoti.