Desenhar sempre fez parte da vida de Giovanna Gabriela Flores, 15 anos. A adolescente, que desde os 6 anos está familiarizada com a arte, teve uma grande surpresa ao receber a notícia de que foi convidada para expor seus trabalhos na Galeria Le Carrousel do Louvre, um espaço anexo ao Museu do Louvre, em Paris.
A jovem, que mora em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, conta que desde criança gosta de desenhar. Para ela, conforme foi crescendo, seus desenhos também foram evoluindo.
E todo o talento de Giovanna é natural. A adolescente relata que nunca fez curso de desenho, tudo o que aprendeu foi sozinha e com a ajuda de tutoriais na internet.
Adolescente é convidada para expor no Louvre
Giovanna explica que faz parte de uma agência, localizada em Araucária. Quando entrou, ela fez um desenho da filha da proprietária do estabelecimento. A mulher gostou e disse que a ajudaria a expor a arte.
A dona do local entrou em contato com uma curadora do Rio de Janeiro, que trabalha com diversas exposições. Ao ver os desenhos de Giovanna, ela ficou interessada e convidou a jovem para expor no Carrousel do Louvre.
“Fiquei muito feliz. Foi bem inesperado”, diz a jovem empolgada.
A exposição será em outubro deste ano. Um retrato de Marilyn Monroe e de Pelé acompanharão a jovem até Paris. Giovanna conta que ainda vai fazer os dois desenhos, que serão exclusivos para o evento.
Adolescente gosta de desenhar rostos
“O que mais gosto de desenhar são rostos, fazer desenhos realistas”, diz Giovanna.
Até agora, a obra preferida da artista é Eddie Munson, um personagem da série Stranger Things. “Essa é minha obra favorita, com toda a certeza”, fala. O desenho foi feito logo após a estreia da 4ª temporada da série.
E independente do futuro, Giovanna garante que ela e os desenhos seguirão juntos: “Não me vejo sem desenhar mais”.
Família arrecada recursos para exposição em Paris
E não foi só a Giovanna que ficou feliz com a notícia da exposição. Karina Raquel, a mãe da adolescente, diz que ficou muito orgulhosa.
“Os desenhos da Giovanna sempre foram muito naturais para a família. Nós nunca imaginamos que o trabalho dela seria reconhecido tão cedo. Foi uma surpresa muito boa”, relata a mãe.
Em outubro, os pais e a irmã de Giovanna pretendem prestigiar o trabalho da jovem em Paris. Entretanto, a família ainda precisa arrecadar os custos da viagem.
Karina explica que para conseguir arrecadar recursos, a família está sorteando alguns desenhos.
Quem tiver interesse em ajudar, pode participar do sorteio. Cada pessoa que contribuir com R$ 5 reais, irá concorrer ao sorteio. Também é possível contribuir com materiais de desenho.