Após programa social, mães de crianças com deficiência abrem negócio e aumentam renda familiar

Famílias do município de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, ganharam uma nova fonte de renda com o Programa Empreenda, iniciativa que empodera pessoas com deficiência e suas famílias, incentivando a autonomia e promovendo o desenvolvimento por meio do empreendedorismo gastronômico.

Imagem: Pinterest

Realizado desde 2019, o programa desenvolvido pela ASID Brasil em parceria com a Risotolândia beneficiou mais de 40 mães de crianças com deficiência, sendo a maior parte dessas crianças com Transtorno do Espectro Autista.

Somente na edição 2021, realizada em formato online entre junho e setembro, 12 mulheres criaram o próprio negócio ou aperfeiçoaram projetos que já estavam em andamento. Ao todo, foram mais de 25 horas de capacitação, divididas em 14 aulas, que abordaram conhecimento técnico em vendas, gestão, marketing, boas práticas em gastronomia e
outros temas.

“Quando olhamos para famílias de pessoas com deficiência, há muitos casos de que a mãe passa a acompanhar seu filho em seus atendimentos na área de saúde e escolar, tornando a rotina incompatível com a exigência do mercado de trabalho. Nossa proposta é gerar empoderamento, renda e mais qualidade de vida”, explica a coordenadora de projetos da ASID, Caroline Ferronato.

Foi com o Programa Empreenda de 2020 que Claudirene França viu a oportunidade de oferecer um novo tratamento para o filho Emanoel, de 11 anos, que tem autismo. “Como eu não conseguia trabalhar fora, fazia alguns bolos para vender e ajudar com as despesas da casa, mas não era o suficiente para alcançar o meu objetivo: oferecer para o meu filho um
tratamento alternativo. Em 2020 eu fiquei sabendo do Programa Empreenda e entrei. Foi aí que tudo mudou. Eu, que nunca pensei em empreender, agarrei essa chance e consegui aperfeiçoar o meu negócio”, relembra.

Atualmente, Claudirene chefia a loja “O Mundo Doce da Clau”, onde vende bolos, doces e outros quitutes. “Graças ao Empreenda e ao trabalho que eu desenvolvo, posso pagar para o meu filho o tratamento que ele precisa e vejo como isso mudou a nossa vida. Hoje, o Emanoel é um menino mais tranquilo, vai para a escola, tem interesse em estudar e até me ajuda na organização da cozinha. Inclusive, gosta de fazer propaganda dos meus bolos”, conta.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.