O secretário de Governo de Araucária, Genildo Pereira Carvalho, por pouco não foi atropelado por um trem na Serra do Mar. O momento foi gravado pelo próprio secretário e postado nas redes sociais no domingo (5) (veja abaixo).
No vídeo, Carvalho está passando por cima dos trilhos do trem e passa por um trecho de uma ponte suspensa, que não tem nenhum tipo de proteção. O secretário percebe a aproximação do trem e consegue achar um local perto de uma rocha na mata para se abrigar.
Segundo Genildo Carvalho, ele estava fazendo o Caminho do Itupava, que começa em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, e termina em Morretes, no Litoral.
Nos comentários da publicação, algumas pessoas criticaram o secretário, afirmando que é proibido e perigoso transitar sob os trilhos do trem.
Veja o vídeo:
Após a repercussão, Genildo se manifestou sobre o vídeo:
“Estava fazendo uma filmagem para mostrar que aquele ponto crítico merece muita atenção. E graças a Deus e essa atenção, essa responsabilidade, eu consegui perceber que estava vindo um trem. Senti primeiro nos pés, depois o ruído dos trilhos e aí sim o barulho do trem. Deu tempo de correr e me apoiar no local que me deu segurança para esperar o trem passar. Foi um passeio muito bonito, maravilhoso e teve essa experiência inusitada, mas que nós agimos com tranquilidade”
Leia também: Clarão e tremor assustam moradores no Oeste do Paraná
Em nota, a concessionária responsável pelo trem afirma que caminhar sobre os trilhos representa riscos à vida.
“O vídeo registrado demonstra os riscos à vida que a atitude de caminhar sobre os trilhos representa. “O Caminho do Itupava é uma trilha histórica e conta com trajeto adequado que pode ser feito pelos visitantes. A empresa reforça que adentrar a área operacional da ferrovia, na região da Serra do Mar ou em qualquer outro local, é extremamente perigoso”, finaliza.