Projeto recruta gêmeos e familiares para atendimento psicológico gratuito

Com a colaboração de Agência Estadual de Notícias

Um projeto ligado ao Departamento de Psicologia e Psicanálise, do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), está recrutando gêmeos, familiares e gestantes gemelares para atendimento psicológico gratuito.

vestibular-uel
Foto: José Fernando Ogura

O objetivo é compreender fatos clínicos relacionados à vivência e ao desenvolvimento afetivo-emocional de gêmeos. Para participar é necessário entrar em contato com a Clínica Psicológica da UEL pelo telefone (43) 3371-4237.

Coordenado pela professora Maria Elizabeth Barreto Tavares dos Reis, o projeto “Clínica Psicanalítica Ampliada: estudo sobre fatos clínicos detectados no atendimento a gêmeos e familiares” pretende estudar a rotina familiar no sentido de que alguns fatores podem gerar problemas afetivo-emocionais que interferem no processo de individualização do gêmeo e co-gêmeo. A professora destaca a utilização de vestimentas iguais e nomes muito parecidos como algumas dessas questões. 

“Pretendemos que a análise dos relatórios dos atendimentos clínicos nos traga fatos que ocorrem na clínica e que vão ser analisados do ponto de vista da psicanálise. A minha intenção maior é saber quais tipos de problemáticas gêmeos e familiares, em especial pai e mãe, enfrentam ao longo do desenvolvimento deles. Dessa forma, a gente pode, quem sabe, fazer algum trabalho em termos de psicoprofilaxia”, explica a professora. 

As consultas serão na Clínica Psicológica da UEL e são voltadas para atendimentos pontuais de situações de urgência afetiva-emocional. Reis espera que, com o início dos atendimentos, aos poucos, o projeto consiga desenvolver um serviço contínuo ofertado aos gêmeos e familiares. Não há limite de idade para participar. 

Veja também:

Segundo Reis, os participantes do estudo poderão, também, optar por se inscreverem no Painel USP de Gêmeos. “Esse painel serve para fazer um levantamento dos gêmeos existentes no Brasil e para que esses gêmeos possam ser convidados a participar de alguma pesquisa que seja feita por profissionais de todo o Brasil que integram esse Painel”, disse. 

Para a coleta de dados sobre gêmeos de Londrina e região o projeto trabalha, também, com o levantamento de gêmeos nascidos na maternidade do Hospital Universitário (HU) e o atendimento psicológico hospitalar de gestantes gemelares internadas no HU, além de puérperas cujos filhos estejam ou estiveram na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do HU.

O atendimento de gestantes e puérperas está, inclusive, sendo tema de uma dissertação. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.