Programa Qualifica Paraná inicia aulas nesta segunda-feira

Começam nesta segunda-feira (21) as aulas das primeiras doze turmas do programa Qualifica Paraná, que oferece cursos gratuitos de capacitação profissional para a área da indústria. A iniciativa do Governo do Paraná é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

(Foto: SEJUF)

Ao todo, nesta primeira edição do programa, são oferecidas 420 vagas para 25 cursos, que serão realizados em oito unidades móveis na Praça Nossa Senhora da Salete, em frente ao Palácio do Iguaçu, sede do governo estadual. Mais três turmas iniciam no dia 28, enquanto a última leva, de dez turmas, começa no dia 5 de dezembro.

“O Paraná acaba de se tornar a quarta maior economia do Brasil e alcançar a marca do pleno emprego, mas ainda podemos fazer mais para melhorar a vida dos paranaenses. A capacitação gratuita e de qualidade oferecida em parceria com o Senai, garante acesso a empregos com melhor remuneração”, destaca o secretário estadual Rogério Carboni.

As aulas de Elétrica Automotiva, Instalações Elétricas, Manutenção de Motos, Mecânica Automotiva, Mecânica Industrial, Soldagem e Automação ocorrerão nos três turnos (manhã, tarde e noite). As turmas de Instalações Elétricas são de 18 alunos, as de Solda, de 20 alunos e as demais de 16, com carga horária variando de 40h, 60h e 80h. Confira o cronograma completo aqui .

Para se inscrever, os interessados devem preencher este formulário online ou buscar uma Agência do Trabalhador para a pré-matrícula.

Além de ainda haver vagas disponíveis em quase todos os cursos, será formado um banco de interessados, para eventuais substituições em decorrência de evasão.

“Essa é uma excelente oportunidade para quem mora em Curitiba e na Região Metropolitana”, reforça Carboni.

Para fazer os cursos é preciso ter idade mínima de 14 anos (exceto nos de Soldagem e Instalações Elétricas, que exigem no mínimo 18 anos), além de estar cursando ou ter completado o ensino fundamental e morar em Curitiba ou na Região Metropolitana.

Após a pré-matrícula, os aprovados receberão a confirmação pelo telefone informado. No momento da formalização da matrícula junto ao Senai deverão ser apresentados os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade ou autodeclaração de escolaridade (para quem não puder comprovar e for maior de 18 anos).

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.