Uma baleia-franca acompanhada de seu filhote foi avistada em Pontal do Paraná, no Litoral, na tarde desta terça-feira (15). O registro foi feito pelo Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (LEC-UFPR).
A mãe e o filhote estavam entre os balneários Barrancos e Atami. A baleia-franca (Eubalaena australis) é um animal ameaçado de extinção e todos os anos, em seu período reprodutivo, visita a costa brasileira, especialmente na região de Santa Catarina.
A baleia-franca adulta tinha tamanho estimado de 15 metros, e o filhote aproximadamente 6 metros.
De acordo com a bióloga e pesquisadora do LEC, Camila Domit, é possível saber quem é o animal adulto, pois eles tem marcas naturais que são catalogadas em bancos de dados do Instituto Australis, em SC.
“Pontal do Paraná já teve outras visitas em anos anteriores da mesma espécie. O interessante é que essas calosidades que esse animal tem na cabeça, de coloração branca, são específicas por indivíduo; são como uma impressão digital. Vamos enviar as imagens deste animal para o pessoal do Instituto Australis pra saber por onde esta mamãe já passou”, disse a bióloga.
Baleia-franca avistada no Paraná está ameaçada de extinção
As baleias-francas-austrais são conhecidas por enfrentarem ameaças, como colisões com navios, interação com redes de pesca, perda de habitat e mudanças climáticas.
Eubalaena australis é uma espécie ameaçada de extinção e o Brasil tem um plano de ação de conservação para a espécie, segundo a bióloga.
“É uma espécie que depende das nossas ações para a sua conservação. Felizmente a população está se recuperando, mas os pesquisadores tem observado uma incidência de vários tipos de doença nesses animais que podem de alguma forma também trazer algum tipo de impacto a conservação da espécie. Todo o esforço coletivo é importante para garantirmos a sobrevivência destas mães e filhotes”, finalizou Camila Domit.
Confira o vídeo das baleias-francas gravado pelo LEC-UFPR em Pontal do Paraná: