Boletim da dengue registra mais 39 casos da doença no Paraná

O boletim semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (4), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná registra 39 novos casos da doença no estado. Desde o começo do levantamento, que começou em agosto de 2021, são 552 casos confirmados.

Os dados são do 19º Informe Epidemiológico, novo período sazonal da doença, que deve seguir até julho de 2022.

Até o momento, 291 municípios das 22 Regionais de Saúde registraram notificações de dengue. Destes, 100 já confirmaram a doença, sendo 75 com casos autóctones, ou seja, situações em que a dengue foi contraída no município de residência. As Regionais com mais casos confirmados são Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá.

Segundo o boletim, não houve mortes pela doença e 13 pessoas manifestaram a dengue de forma mais severa. Há 9,8 mil casos descartados.

“A dengue apresenta um comportamento sazonal, com maior aparecimento de casos em período mais quente e úmido, típico dos climas tropicais. O verão é o período em que precisamos estar ainda mais atentos com os possíveis criadouros do mosquito, sendo imprescindível a eliminação de qualquer recipiente que possa acumular água”, afirma a coordenadora de Vigilância Ambiental, Ivana Belmonte.

Confira o informe completo.

Informações da Agência Estadual de Notícias