Câmara de Curitiba concede Cidadania Honorária a Claudia Silvano

Na última segunda-feira (27), a Câmara Municipal de Curitiba promoveu uma sessão solene para a entrega do título de Cidadã Honorária a Claudia Silvano, diretora do Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR). A iniciativa da homenagem foi do vereador Professor Euler (MDB).

Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

A cerimônia foi presidida pelo vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade), primeiro-vice-presidente da Câmara Municipal. “Para mim é um orgulho presidir essa sessão de homenagem a Claudia Silvano, pessoa respeitada e admirada por todos os curitibanos”, afirmou Leprevost. 

A mesa teve a participação de Rogerio Elias Carboni, secretário de Estado, Família e Justiça do Governo do Estado do Paraná, representando o governador Carlos Ratinho Massa Júnior, e do vereador Professor Euler, proponente da honraria.

Professor Euler promoveu a saudação oficial e, de início, esclareceu que a homenagem, votada e aprovada como lei há mais de dois anos, deveria ter sido realizada em algum momento anterior; no entanto, a pandemia forçou uma postergação. Ele listou alguns fatos relativos à vida profissional da homenageada Claudia Silvano, que atualmente dirige o Procon-PR, é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Administração e Planejamento pela Escola Pública do Brasil (UFPR), graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (Unicuritiba) e especialista em Direito Civil e Comercial pela Pontífice Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

“A Claudia optou por convidar apenas pessoas do seu círculo mais próximo, mas se fôssemos convidar todas as pessoas que admiram e têm algo de bom a dizer sobre ela, daria para lotar o estádio do Maracanã”, afirmou Euler. Para ele, a excelência do trabalho de Claudia Silvano frente ao Procon-PR poderia lhe proporcionar, além da Cidadania Honorária, o título de Funcionária Padrão. “Padrão de quem entende perfeitamente o que é o serviço público: servir sem ser servil”, disse o parlamentar. De acordo com Euler, a homenageada possui uma verdadeira vocação para o serviço público, e isso se reflete na forma como ela busca soluções para os problemas, sempre atendendo de forma justa e equilibrada as demandas apresentadas pelos cidadãos.

Agradecimento

Claudia Silvano iniciou sua fala lembrando que nasceu em São Paulo e veio para Curitiba ainda com dois anos de idade. “Aqui eu cresci, estudei, me formei, fiz os melhores amigos que alguém poderia ter na vida e aqui eu sou feliz”, declarou. Para a homenageada, o título de Cidadã Honorária da cidade equivale a uma adoção: “É como se a cidade dissesse: ‘agora você é nossa’. Então, da mesma forma que vejo o Procon, como um lugar de acolhimento, também estou sendo acolhida por Curitiba”, afirmou Claudia Silvano.

Informações da Câmara Municipal de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.