Campanha Abril Verde aborda práticas de saúde e segurança no trabalho

Com o objetivo de divulgar práticas de segurança no trabalho e abordar a importância da saúde física e mental dos servidores municipais, a Prefeitura de Londrina realiza, a partir desta quinta-feira (1º), a segunda edição da campanha Abril Verde. Organizada pela Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO) da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), a programação completa será divulgada nos próximos dias.

Foto: Divulgação

No início do mês, técnicos e engenheiros de Segurança do Trabalho da DSO visitarão diversas secretarias do município, para fazer orientações sobre saúde e segurança. As visitas seguirão as normas de prevenção para evitar a transmissão do coronavírus, como o distanciamento social, uso de máscaras de proteção e disponibilização de álcool gel.

A partir do dia 12 de abril, acontecerão palestras e oficinas online, focadas em temas da saúde mental, organização do trabalho, ergonomia e prevenção de acidentes. Esses eventos serão abertos a todos os interessados. Quem desejar participar poderá fazer a inscrição por meio do sistema da Escola de Governo da Prefeitura de Londrina. Todos os cursos fornecerão certificação. Além disso, a DSO também publicará conteúdos sobre segurança do trabalho nas redes sociais.

Segundo a diretora de Saúde Ocupacional da SMRH, Elen Piccinin, o objetivo da campanha é capacitar e levar conhecimento aos profissionais, para que eles tenham conhecimento das práticas de prevenção.

Abril Verde

Em 1969, aconteceu um grave acidente, que provocou a morte de 78 funcionários em uma fábrica no estado da Virgínia, Estados Unidos. Por conta disso, a Organização Internacional do Trabalho estabeleceu, no dia 28 de abril de 2003, o Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho. O Brasil instituiu, por meio da Lei nº 11.121/2005, que o dia 7 de abril é o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Ocupacionais. Na data, também é comemorado o Dia Mundial da Saúde.

Em Londrina, a Lei nº 12.604/2017, sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati, instituiu a campanha de promoção da prevenção aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais em âmbito municipal. Como resultado, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, lançou, em 2019, o Abril Verde, iniciativa dedicada às discussões relativas aos acidentes de trabalho e às práticas prevencionistas.

Informações da Prefeitura de Londrina

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.