Campanha de arrecadação de roupas recebe doações por aplicativo e drive-thru

A queda na temperatura durante o outono e o inverno pode ser um grande problema para as pessoas que não possuem uma casa e roupas adequadas para o frio. Nesta quarta-feira (12), começa a campanha Aquece Paraná, promovida pelo Governo do Estado, que vai arrecadar roupas, calçados, cobertores, roupas de cama e outros itens em bom estado de uso para destinar a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa é da Superintendência Geral de Ação Solidária (SGAS).

Devido à pandemia do coronavírus, as doações podem ser feitas tanto pelo aplicativo Paraná Solidário, que faz a conexão do doador com entidades socioassistenciais de todo o Estado, e pelos pontos de coletas montados nos quartéis do Corpo de Bombeiros, além do esquema de drive-thru em datas pré-determinadas.

Para marcar o lançamento da campanha, será montado na quarta-feira (12) um drive-thru na área externa do Teatro Guaíra, no Centro de Curitiba, que vai funcionar das 19h30 às 20h30. Os participantes entram de carro na parte de trás da bilheteria e deixam as doações. É importante que todas as peças estejam em bom estado de conservação e higienizadas.

“Estamos vivendo momentos de muita dificuldade e muitos paranaenses serão afetados com as baixas temperaturas do inverno. Por isso quero convidar a todos que puderem nos ajudar a aquecer a vida e o coração de quem mais precisa”, afirma a presidente do Conselho de Ação Solidária, a primeira-dama Luciana Saito Massa. “Pode ser um agasalho, um par de sapato, uma roupa de cama, enfim, toda e qualquer ajuda é muito bem-vinda, desde que as peças estejam em bom estado”.

Um cenário especial também está sendo preparado no Teatro Guaíra, com iluminação, projeção da comunicação do evento na lateral da bilheteria e uma exposição no salão do teatro. A banda da Polícia Militar também vai acompanhar a ação. Outros drive-thrus devem ser feitos no local ao longo da campanha, com datas previstas para os dias 28 de maio, 18 de junho e 26 de julho.

Paraná solidário

Para doar usando o aplicativo Paraná Solidário, basta acessar o site, apontar a câmera do celular para o QR Code que aparece na tela e fazer o download do aplicativo, que está disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS.

Ao abrir a ferramenta, é preciso fazer um cadastro de doador. Assim que fizer o login, o usuário é direcionado diretamente para as doações do Aquece Paraná, podendo escolher a categoria do produto a ser doado: agasalhos ou cobertores.

Os doadores devem descrever e adicionar fotos dos produtos e confirmar o envio. O aplicativo mostra então as instituições mais próximas que precisam daquela doação. O contato com a entidade para acertar os detalhes sobre a entrega é feito pela própria ferramenta, ficando sob responsabilidade da entidade ou do doador. 

Informações da Agência Estadual de Notícias