Após receber atendimento, filhote de lontra é encaminhado para instituto na Região Metropolitana de Curitiba

Um filhote de lontra (Lontra longicaudis) foi levado, nesta segunda-feira (31), ao Instituto Conservacionista Onça Pintada, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, local autorizado pelo Instituto Água e Terra (IAT) para acolhimento de animais vitimados.

Foto: IAT

O filhote foi encontrado há cerca de duas semanas, sem ferimentos, preso em um canal de drenagem urbano no município de Guaratuba, no Litoral do Paraná, com tempo de vida estimado de duas semanas.

O animal foi encontrado em um corpo hídrico artificial por um cidadão e entregue no posto do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde. Na sequência foi encaminhado ao Escritório Local do IAT em Guaratuba.

“Ele chegou com poucos dias de vida, ainda com os olhos fechados e em fase de amamentação. No local, a mãe não foi localizada. Juntamente com apoio veterinário, o IAT fez os primeiros socorros e atendimento clínico e agora ele será encaminhado para um empreendimento de fauna licenciado e adequado para a manutenção da espécie dele”, explicou a bióloga do IAT, Jéssica Jasinski.

O filhote passou por diversos exames clínicos e foi tratado com alimentação adequada até estar apto para sua transferência do Litoral para o Instituto onde será sua moradia. A espécie consta na lista de ameaçados de extinção.

Orientações

O porta-voz do Batalhão Ambiental, tenente Rafael Freitas da Silveira, destaca que a principal causa do deslocamento de animais silvestres é a diminuição do seu habitat.

“Se um animal silvestre for encontrado próximo a um local de mata, o ideal é não interferir e aguardar que ele retorne para seu habitat. Quando não for possível, orientamos que os órgãos municipais sejam acionados para que seja feita a remoção e ele receba o tratamento adequado”, disse.

O IAT observa que, ao se deparar com algum animal silvestre machucado ou que necessite de atendimento, é preciso que o cidadão entre em contato com o Escritório Regional do IAT mais próximo. Os técnicos do órgão irão passar orientações sobre os procedimentos a serem adotados em cada caso.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.