Tornado em Campo Largo? vídeo mostra fenômeno inusitado

Fenômeno é conhecido como ‘demônio de poeira’.

Moradores da cidade de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, registraram na tarde desta sexta-feira (27) um fenômeno no mínimo inusitado: uma espécie de tornado. Veja o vídeo abaixo da matéria. O tornado foi filmado próximo a portaria da Incepa, uma empresa de porcelanatos e revestimentos de cerâmica, da região.

Foto: Reprodução/Rede Sociais

Explicação para o tornado em Campo Largo

O meteorologista Marco Jusevicius, do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) afirmou que o fenômeno inusitado é chamado nos Estados Unidos de Dust Devil, ou seja, demônio de poeira, em tradução literal. O tornado de poeira acontece em situações onde há muito calor e pouca umidade no ar. Eles são muito comuns nas áreas de deserto. Segundo ele, o fenômeno não costuma durar muito, por causa das irregularidades no chão, como casas e árvores, o que costumam interromper o processo de formação e fortalecimento do fenômeno.

Não era tornado?

De acordo com o meteorologista, este fenômeno não pode ser considerado um tornado. Segundo ele, no Brasil, costuma-se confundir o ‘demônio de poeira’ com tornado por causa de sua forma, devido ao funil que se forma, mas é bem mais fraco que este. Mesmo assim, ele levanta muita poeira e pode também erguer folhas, tábuas, madeiras e outros materiais leves soltos.

Leia também:

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.