O governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou luto oficial de três dias pela morte de Dom Geraldo Majella Agnelo. O cardeal morreu aos 89 anos neste sábado (26) em Londrina, na região Norte do Paraná.
Nos anos 1970, ele foi nomeado Bispo Diocesano de Toledo pelo Papa Paulo VI e em 1982, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Londrina pelo Papa João Paulo II. Ele também foi Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
“O Paraná perdeu o cardeal Dom Geraldo Majella, que coordenou a arquidiocese de Londrina e também atuou em Toledo, alimentando a fé de muitos paranaenses. A comunidade católica e o Paraná perdem um homem que atuava sempre em benefício do próximo. Meus profundos sentimentos aos amigos e familiares”,
disse o governador.
O cardeal ajudou, ao lado de Zilda Arns, a criar a Pastoral da Criança, iniciado em 1983 como um projeto piloto implantado na Paróquia São João Batista, em Florestópolis.
Veja também:
- Cardeal Dom Geraldo Majella morre aos 89 anos em Londrina
- Patrimônio histórico do Paraná, Estrada da Graciosa faz 150 anos
Dom Geraldo foi, ainda, diretor e professor da Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busato de Toledo, professor na Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor de Teologia Sacramentaria e Liturgia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção em São Paulo e diretor da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção de São Paulo.