Carnaval 2023: confira dicas de cuidados com crianças durante o feriado

Com a colaboração de Agência Estadual de Notícias

Está chegando o Carnaval 2023, período de diversão e de folga, mas também de redobrar os cuidados com crianças e adolescentes. De acordo com dados do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, neste período, os registros de crimes de violações de direitos em áreas como abusos e trabalho infantil registram alta de até 20%.

Foto: Pixabay

O Paraná faz uma alerta sobre o abuso sexual e também de trabalho infantil, já que este segundo item, chega a registrar aumento de 38% no Carnaval.

“É preciso ficar alerta. Muitas vezes, viajamos com familiares, amigos e conhecidos e acabamos relaxando nos cuidados por estarmos cercados de pessoas de confiança, porém, mais da metade de casos de abuso, ocorrem dentro de casa, por exemplo. Claro que não queremos que os pais desconfiem de tudo e de todos, mas nestes momentos de relaxamento, os cuidados devem ser intensos”, diz a coordenadora de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, Juliana Sabbag.

O que é o trabalho infantil

Ela também observa que as pessoas têm dúvidas do que caracteriza o trabalho infantil. “Tudo aquilo que uma criança faz em substituição a um adulto é trabalho infantil. No Carnaval, a maior incidência que temos é de crianças juntando recicláveis, fazendo jardim, trabalhando como diarista, atendendo nas praias e tantos outros”, explica.

No Brasil, o trabalho é proibido para menores de 16 anos, com exceção quando o adolescente é aprendiz, podendo neste caso, trabalhar a partir dos 14 anos de idade. Dos 16 aos 18 anos, jovens e adolescentes podem trabalhar se não estiverem expostos a insalubridade, trabalho noturno, ou qualquer atividade que possa prejudicar seu desempenho escolar.

Ao verificar alguma situação de violação de direitos, a população pode denunciar por meio do 181 disque denúncia e o site www.181.pr.gov.br e toda denúncia é anônima. As forças policiais também poder ser acionadas.

Crianças vítimas de abuso mostram sinais de alerta

Quando passam por situações de abuso, as crianças e adolescentes passam a presentar mudanças de comportamentos. É preciso ficar atentos a alguns sinais:

– Não querer ficar perto de alguém;

– Apresentar reações de medo;

– Ficar triste e distante dos familiares;

– Mudanças bruscas de comportamento: criança se torna mais agressiva ou quieta e triste;

– Regressão de comportamento: voltar a usar fraldas, fazer xixi na cama, crises de choro;

– Comportamento sexualizado, inadequado para a idade.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.