A maioria das praias do Litoral do Paraná estará própria para banho no feriado de Carnaval. É o que aponta o Boletim de Balneabilidade, divulgado pelo Instituto Água e Terra (IAT) nesta sexta-feira (17).
Dos 76 locais monitorados, entre Litoral e regiões Oeste e Norte do Estado, 59 foram considerados apropriados. Das 17 áreas classificadas como impróprias, dez são fixas por ficarem na foz dos rios.
As prainhas de água doce das regiões Norte e Oeste estão todas próprias para banho. Veja os pontos impróprios do Litoral:
Ilha do Mel – Baía de Encantadas
- Pontinha – em frente ao Módulo Policial
- Direita do Trapiche (250 m)
Pontal do Paraná
- Balneário Olho D’água: Avenida Principal (ponte)
Matinhos
- Praia Central – Esquerda do morro (130 m)
Morretes e Antonina
- Ponta da Pita
- Rio Nhundiaquara – Porto de Cima
- Rio Nhundiaquara – Largo Lamenha Lins
Como saber os locais impróprios para banho no Paraná
Os locais próprios são marcados com bandeira azul e os impróprios com bandeira vermelha, indicando contaminação da água pela bactéria Escherichia coli, presente em fezes de animais e humanos. Esses locais podem ser danosos à saúde, com transmissão de bactérias, vírus, dermatite, diarreia, problemas respiratórios, entre outros.
Este foi o nono e último boletim de balneabilidade do Paraná da temporada. Os relatórios podem ser consultados pelo site do IAT ou pelo aplicativo “Balneabilidade Paraná”, disponível para celular Android no Google Play.
Confira os boletins da Costa Oeste e Norte e do Litoral.