Ação contra a dengue é realizada em bairros com índice de risco em Cascavel

Na próxima semana, outros dez bairros devem receber a visita dos agentes que estão devidamente uniformizados

Agentes do setor de endemias da Prefeitura de Cascavel, no oeste do Paraná, iniciaram na manhã de quinta-feira (22) atividades nos bairros Tropical, Parque Verde, Cidade Verde, Moradas, Terra Nova, Tropical II, Aclimação, Coqueiral, Palmeiras II, onde o índice é de 1,4% com médio risco. 

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Cascavel)

Pelo menos mil casas, nesta região, vão receber a visita dos servidores que orientam a população sobre a necessidade de olhar atento aos lugares no interior das residências que podem estar com larvas do mosquito. “Todos os agentes estão uniformizados, usam crachá e com máscara de proteção para fazer a inspeção. Precisamos da participação pois se o morador não fizer a vistoria semanal de nada adianta essa ação do combate à dengue”, disse Clair Wagner, gerente da Vigilância em Saúde. 

Para a Ana Paula Barbosa, coordenadora do Setor de Endemias, antes do perigo aumentar a população tem a responsabilidade de ajudar a acabar com criadouros do mosquito. “Já tivemos problemas sérios com epidemia de dengue em outros anos nesta região, então os moradores devem observar as medidas de prevenção noutros dias da semana, e não apenas no dia da inspeção dos agentes e depois esquecer dos cuidados”. 

Nas regiões do Pinheiros, Country, Canadá, Piattinspei, Ceasa, Novo Milênio, Claudete, Cancelli I e II onde o índice de 1,2%, de médio risco, a programação será na próxima segunda-feira (26) com aproximadamente 800 vistorias. Algumas medidas simples podem ajudar a prevenir, principalmente com a limpeza do quintal.

Além de recolher o lixo, mas com olhar atento aos pontos com água parada, desde o chão ao alto como calhas e forros. “Sempre se encontra larvas em oco de árvores, bebedouros de animais, vaso de plantas, caixa de água, muitos locais que a própria população coloca água”, afirma Ana Paula.

O segundo Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) de Cascavel apontou 0,5% de infestação pelo mosquito. No entanto, os dados divulgados na semana passada identificaram a necessidade de ações específicas em alguns bairros onde a situação é de alerta, com maior presença de larvas se comparado ao restante da cidade.

Informações da Prefeitura de Cascavel

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.