Carro elétrico e automatizado da Unioeste pode se tornar utilidade pública

O projeto de pesquisa e tecnologia do Carro Elétrico e Automatizado, desenvolvido dentro da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), poderá ser reconhecido como de Utilidade Pública em Cascavel. A proposta será apresentada na Câmara de Vereadores na próxima semana. 

Foto: Thiago Valdevino/Unioeste

O projeto do veículo é realizado a partir de um termo de cooperação com o Instituto Brasil de Mobilidade. O reconhecimento de Utilidade Pública, pleiteado pela universidade e o instituto, deverá facilitar e abrir caminhos para novas etapas. O Governo do Paraná participa com recursos para o projeto e para a melhoria na estrutura do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Unioeste.

Nesta quinta-feira (13) o Carro Elétrico e Automatizado foi apresentado a vereadores de Cascavel, durante reunião no laboratório do NIT, com professores e pesquisadores responsáveis pelo projeto, liderado pelo professor Reginaldo Ferreira, além do reitor da Unioeste Alexandre Webber, e do presidente do Instituto Brasil de Mobilidade, Carlos Motta.

O encontro fez parte de uma série de etapas para o reconhecimento do Carro Elétrico e Automatizado como de Utilidade Pública.

Neste momento, o protótipo está em trabalho de montagem pelo Instituto, em São Paulo. Os pesquisadores da Unioeste atualmente são os responsáveis por toda a automatização, transformando-o em um veículo totalmente autônomo.

“Este carro é um dos primeiros carros elétricos totalmente brasileiro. São mais de dez anos de desenvolvimento e podemos garantir que tudo o que está sendo criado será importante para Cascavel, para Universidade e todo País”, explicou o professor Reginaldo Ferreira.

Um dos objetivos de tornar o carro de utilidade pública é justamente possibilitar que a atenção se volte a este veículo. “Assim que a Câmara aprovar essa indicação, automaticamente teremos a possibilidade de buscar mais investimentos para pesquisa e desenvolvimento”, contou o presidente do Instituto Brasil de Mobilidade, Carlos Motta.

Diferencial

O carro elétrico produzido pela parceria entre Unioeste e Instituto Brasil de Mobilidade traz como diferencial detalhes importantes, como autonomia elétrica mínima de 200 quilômetros, com possibilidade de aumentar esse alcance; direção elétrica; e valor estimado de aproximadamente R$ 90 mil para comercialização.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.