Cerca de 879 mil estudantes da rede estadual participaram da Prova Paraná nesta semana

Aproximadamente 88% dos estudantes da rede estadual de ensino do Paraná (cerca de 879 mil alunos) fizeram a Prova Paraná, aplicada na quarta-feira (4) e quinta-feira (5). As avaliações aconteceram em todos os colégios estaduais, durante o horário de aula. A edição foi a primeira em formato totalmente presencial desde 2020.

Foto: José Fernando Ogura/AEN

O exame, que abrange todas as disciplinas, tem o objetivo de fornecer um diagnóstico sobre o nível de aprendizado dos estudantes em relação aos conteúdos abordados no primeiro trimestre. Os resultados auxiliam professores e equipes gestora e pedagógica a identificar quais conteúdos foram melhor entendidos e quais precisam ser reforçados. Assim, é possível aprimorar as ações pedagógicas e as estratégias de ensino-aprendizagem.

“A aplicação da prova foi bem tranquila, porque nós já havíamos feito, com os nossos alunos, um simulado da Prova Paraná. Eles puderam se inteirar de como os conteúdos são cobrados e de como preencher corretamente o gabarito”, disse a professora Silvia Karla Santana, que leciona Geografia no Colégio Estadual Conselheiro Carrão, em Curitiba.

A partir das respostas dos estudantes, a professora verá quais conceitos da Geografia não ficaram totalmente entendidos. “Vamos retomar esses conceitos em sala de aula, seja resolvendo juntos as questões da prova, lendo com atenção e identificando o que causou o não entendimento, seja fazendo outras atividades para reforçar aqueles conteúdos”, diz Silvia.

Serão aplicadas mais duas edições do Prova Paraná este ano, para avaliar o aprendizado dos dois próximos trimestres letivos. Além da rede estadual, a prova também é aplicada para o 5º ano do ensino fundamental de escolas das redes municipais que aderiram à avaliação.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.