Projeto vai incentivar uso de bicicleta para celebrar o Dia Mundial Sem Carro

Como forma de celebrar o Dia Mundial Sem Carro, que ocorre todo dia 22 de setembro, a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), em parceria com a empresa operadora Viação Santo Ângelo, lançou o projeto Última Milha, que irá emprestar bicicletas aos usuários do Transporte Coletivo para que eles finalizem seus trajetos do terminal até o destino final.

Foto: Freepik

A ação irá acontecer de forma experimental, a partir das 7 horas, no Terminal Guaraituba, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. O objetivo é incentivar o uso da bicicleta nos quilômetros finais que não são atendidos pelo transporte coletivo.

Para o presidente da Comec, Gilson Santos, a bicicleta pode funcionar como um modal complementar ao ônibus. “Em alguns municípios, como por exemplo em Campo Largo, esta prática é bastante utilizada pela população. O usuário vai de bicicleta até o terminal e de lá entra no ônibus até Curitiba ou outra região. O ônibus e a bicicleta são complementares. E a gente quer que os demais usuários percebam essa possibilidade e adotem esta prática que é mais sustentável, saudável e barata”, destaca.

Neste primeiro momento, a Viação Santo Ângelo irá disponibilizar sete bicicletas que poderão ser emprestadas sem custo pelos usuários, por um período de 18 horas. Para retirar a bicicleta, será necessário preencher um pequeno cadastro na bilheteria do terminal.

Para o Diretor-Geral da Viação Santo Ângelo Edilson Miranda, a ação poderá ser ampliada para demais terminais. “Nós estamos dando um voto de confiança e realmente esperamos contar com a população para que esta ação dê certo e possa ser replicada para outros terminais. Será muito bacana ver a população utilizando estas bicicletas e quem sabe até mudando alguns hábitos”, disse.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.