Sanepar anuncia fim do rodízio em Colombo

A Sanepar anunciou oficialmente, nesta quinta-feira (31), o fim do rodízio em Colombo. Com essa medida, todos os municípios da Região Metropolitana de Curitiba estão abastecidos com regularidade.

Embora o rodízio tenha acabado em 21 de janeiro no Sistema Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC), cerca de 20% da cidade de Colombo ainda estavam em rodízio, por ser abastecida por um sistema isolado, com água do Aquífero Karst. Com as chuvas e realização de obras, que estão melhorando a vazão desses poços, o fornecimento de água está regular em toda a cidade.

Para normalizar o abastecimento, a Sanepar estendeu o fornecimento da água vinda do SAIC para os bairros Santa Fé e Curitibano com a instalação de uma elevatória, no bairro Roça Grande. O equipamento aumenta a pressurização da rede num ponto em que a água perde velocidade dentro da tubulação. Ao ser bombeada, ela pode ser distribuída para regiões mais elevadas.

O reservatório de água tratada da Vila Guarani, que atende parte de Colombo, passou então a contribuir com mais 50 litros por segundo para suprir a perda de vazão do Karst. Esta operação estava funcionando em fase de teste havia dez dias.

Informações da Agência Estadual de Notícias