Com novas doses, Paraná começará a imunizar pessoas com comorbidades e gestantes

O Paraná receberá nos próximos dias mais 406.100 doses de vacinas contra a Covid-19, referentes à 16ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde. Serão 391.500 da Covishield (Oxford/AstraZeneca/Fiocruz) e 14.600 da Coronavac (Sinovac/Butantan). A informação foi repassada pelo governo federal à Secretaria de Saúde do Paraná na noite desta sexta-feira (30). Ainda não há previsão de chegada.

Geraldo Bubniak/AEN
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A grande novidade dessa remessa é o início da imunização das pessoas com comorbidade, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente, grupos preferenciais dentro dos planos nacional e estadual de vacinação. São 235.991 doses D1 para esse segmento, todas da Covishield. O quantitativo servirá para mais de 10% do total estipulado pelo Ministério para cada ente federativo.

O Paraná possui 1.328.677 pessoas com comorbidades e gestantes e puérperas e 400.682 pessoas com deficiências permanentes graves. Segundo o plano estadual, pessoas com Síndrome de Down, com doença renal crônica e gestantes e puérperas serão vacinadas independentemente da idade, enquanto a vacinação daquelas com comorbidades ou deficiência permanente severa, nesse primeiro momento, alcançará apenas aqueles que têm entre 55 e 59 anos. A operacionalização consta no plano estadual (anexo III) e está sendo pactuada com os municípios.

Do lote da Covishield, também serão 116.269 imunizantes para continuar a vacinação de primeira dose de pessoas com 60 a 64 anos (21%). Essas vacinas são parte de um lote de 6,5 milhões entregues pela Fiocruz ao Ministério da Saúde.

Já a pauta de vacinação da Coronavac/Butantan envolve 2.747 primeiras doses para profissionais da segurança pública e salvamento (além das Forças Armadas), o que representa cerca de 7,4% desse grupo, e segundas doses para trabalhadores de saúde (8.103 doses referentes ao lote 12) e profissionais da segurança pública e salvamento (2.339 doses, referentes aos lotes 13 e 14).

Até este sábado (1º) 1.774.225 pessoas haviam recebido a primeira dose e 990.541 a segunda dose no Paraná, segundo o Vacinômetro da Secretaria Estadual de Saúde. No total, 16,7% da população paranaense já recebeu ao menos uma dose. As doses da 15ª pauta do foram encaminhadas aos municípios nesta sexta (30).

Informações da Agência Estadual de Notícias.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.