Confiança do industrial paranaense cresce pelo quarto mês seguido

Nos últimos quatro meses, o setor industrial do Paraná demonstra mais confiança na economia e nos negócios, segundo avaliação mensal da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), feita em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

Foto: Agência Fiep

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) em julho chegou a 66,1 pontos. Em junho, havia sido de 64,1. E, no mesmo mês de 2020, 48,5 pontos. O índice segue uma escala que vai de zero a 100, sendo considerado acima de 50 área de otimismo e, abaixo disso, pessimismo.

Na decomposição do resultado, o ICEI é formado pelo indicador de condições – que avalia a economia e os negócios nos últimos seis meses – e pelo de expectativas, que faz a mesma avaliação com relação ao futuro. Em julho, a visão do empresário para o que vai acontecer até o fim do ano pesou mais. O índice de expectativas chegou a 69.6 pontos, 3,3 pontos a mais do que o registrado no mês anterior. Já o de condições teve pequena queda de 0,3, ficando em 59,1.

Apesar de ser o quarto mês consecutivo de alta, o ICEI ficou abaixo dos 68,4 pontos alcançados em outubro, melhor resultado de 2020 e após o início da pandemia. Os piores índices foram 35,4 e 32,2, medidos, respectivamente, em abril e maio do ano passado, logo no início da crise sanitária.

Para o economista da Fiep Marcelo Alves alguns fatores podem atrapalhar essa boa fase para o industrial. Um deles é a alta acumulada da inflação, medida pelo monitoramento do Índice Geral de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). “Ele é considerado um termômetro da economia porque acompanha os preços dos produtos para o consumidor final e também está atrelado ao rendimento de vários investimentos”, resume.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de janeiro a junho deste ano, o IPCA acumula alta de 3,77% e, nos últimos 12 meses, de 8,35%. No ano passado, o acumulado até junho foi de 0,10%, enquanto o registrado no período de julho de 2019 a junho de 2020 foi uma alta de apenas 2,13%.

Sondagem Industrial mensal

A pesquisa mensal da Fiep e da CNI questionou os industriais sobre a utilização da capacidade instalada nas indústrias. Oitenta por cento responderam ser igual ou maior do que o usual para o mês. Da mesma forma, 76% informaram que o volume de itens produzidos no mês ficou igual ou teve crescimento. Em relação aos empregos, apenas 6% dos entrevistados afirmaram queda, 77% estabilidade e, 18%, aumento do quadro de colaboradores. Para os próximos seis meses, 96% acreditam que haverá crescimento ou manutenção de postos de trabalho.

Um dos questionamentos que Alves acredita serem mais relevantes refere-se à margem de lucro operacional. Mais de 50% dos participantes responderam estarem satisfeitos com a rentabilidade de suas operações, enquanto 22% informaram ser muito boa e, 15%, boa. Apenas 8% não estavam satisfeitos com o retorno financeiro em suas empresas. “Esta é uma informação relevante porque a saúde financeira garante empregos e a manutenção das empresas no mercado”, avalia Alves.

O acesso ao crédito permaneceu igual para 38% dos industriais e difícil para 18%. Mas o alto custo da matéria prima para produção foi relatado por 88% dos pesquisados. Aliás, esta foi a principal queixa de 68% dos entrevistados quando questionados sobre os itens que mais geraram problemas em suas empresas. A alta carga tributária foi a segunda maior reclamação, seguida pela volatilidade da taxa de câmbio e a burocracia excessiva.

Informações da Agência Fiep

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.