Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná lança campanha contra ensino a distância

Nesta semana, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) lançou a campanha “Diga não ao EAD”, que tem o objetivo de alertar sobre o ensino a distância da profissão.

Segundo o artigo divulgado pelo conselho, ” o ensino a distância em AU é uma modalidade que deve ser rechaçada, já que a formação profissional carece de intensa relação professor-aluno em ateliês, laboratórios e canteiros experimentais das Instituições de Ensino Superior.”

O CAU/PR também adverte os estudantes que o registro profissional não é garantido para alunos de cursos EAD.

Em 2017, a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA) publicou uma carta aberta contra o ensino a distância para a graduação. Nela, a entidade reforça que sempre discutiu novas ferramentas de linguagem e expressão, entre elas a utilização de recursos tecnológicos para o ensino. Porém, enfatiza que as condições físicas e espaciais das salas de aula proporcionam maior pluralidade e o exercício de diferentes tipos de linguagem.

A campanha “Diga não ao EAD” do CAU/PR, faz parte de um movimento nacional das entidades e Conselhos de Arquitetura e Urbanismo de todo Brasil.