Conta de luz segue mais barata no Paraná em setembro

Assim como em agosto, consumidores estão sentindo a redução no valor da conta de luz também neste mês de setembro. A diminuição foi de 13,4%, em média, e se deu em função da redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a tarifa de energia, de 29% para 18%, determinada no final de junho.

Foto: Divulgação

A redução na conta de luz está valendo para todas as classes consumidoras da Copel, de forma linear. Outras companhias que atuam no Estado também reduziram o valor da cobrança final.

A redução chegou a impactar alguns dias do consumo de junho, mas passou a ser integral somente no consumo de julho, que é faturado em agosto. Por conta disso, os consumidores estão notando a diminuição do valor de fato em agosto e setembro. É possível visualizar a mudança nos campos “Valor ICMS” e “Aliq. ICMS” da fatura, seja digital ou física.

Além disso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou na última sexta-feira (26) a permanência do acionamento da bandeira verde para o mês de setembro. Essa sinalização reflete boas condições de geração de energia elétrica sem cobrança adicional nas contas de luz, mesmo considerando previsão de crescimento do consumo de energia no País.

A bandeira será válida para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.