Contribuinte já pode emitir guias do IPVA

A partir desta terça-feira (4), o contribuinte pode consultar e emitir as Guias de Pagamento pelo portal do IPVA. Nesta segunda-feira (3) foram realizadas as últimas atualizações, já programadas desde dezembro, para que todos os serviços estejam no portal. 

Pela página da Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná, o contribuinte terá acesso a diversos serviços do IPVA: pedidos de isenção/imunidade, parcelamento, emissão de guia de pagamento, regularização de débitos e revisão do valor venal. Ainda será possível realizar consultas de débitos dos veículos, consulta do Detran-PR, de parcelamentos e do valor venal, além de receber atendimentos pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão. 

O estado destina 50% do valor arrecadado com o IPVA para o município de emplacamento do veículo. A arrecadação é utilizada para custear os investimentos públicos, como educação, saúde, segurança e transporte. 

Para veículos adquiridos em anos anteriores a 2022, a cobrança inicia em janeiro e a alíquota é de 3,5% ou 1% do valor do veículo, podendo ser quitado à vista (com desconto de 3%) ou em até cinco parcelas.

Informações da Agência Brasil