Copel e bombeiros alertam moradores de Campina Grande do Sul sobre vazão do rio Capivari

Equipes da Copel, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão na região do reservatório do Capivari, em Campina Grande do Sul e Bocaiúva do Sul, para orientar a população ribeirinha a respeito da elevação do nível do rio abaixo da barragem da Usina Governador Parigot de Souza. Há previsão de aumento da vazão hoje e nos próximos dias, o que exige atenção por parte dos moradores da região. 

Foto: Copel

Os bombeiros estão descendo a margem do rio comunicando as pessoas que o vertedouro foi aberto e que vazão pode aumentar.

Segundo análises preliminares da área de hidrologia da Copel, o rio Capivari atingiu, na terça-feira, as maiores vazões históricas registradas. A barragem instalada no rio para abastecer a usina vinha cumprindo a função de acumulação de água e a hidrelétrica opera com as quatro máquinas em potência máxima. Mesmo assim, a empresa precisou iniciar a abertura de comportas do vertedouro para escoar o excesso de água do reservatório – fato que não ocorria desde 2016. 

Ainda na terça, a Copel solicitou a interdição de uma ponte sobre o rio Capivari, localizada em Campina Grande do Sul, que fica a cerca de um quilômetro da barragem. A última vez em que essa ponte foi afetada pela cheia se deu em 2010.

A prefeitura de Campina Grande do Sul abriu um dreno junto à cabeceira da ponte para aliviar os efeitos da cheia sobre a estrutura e o local permanecerá interditado até a situação ser normalizada.

Informações da AEN

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.