Corpus Christi terá tapetes, missa e procissão em Curitiba

A solenidade de Corpus Christi, e seus tradicionais tapetes, voltará a ser celebrada nas ruas de Curitiba neste ano. Em 2020 e 2021, as restrições devido à pandemia impossibilitaram que a tradicional celebração fosse feita como de costume.

Foto: Yasmin Gasparini

A solenidade acontece nesta quinta-feira (16) e as primeiras movimentações no bairro Centro Cívico começam por volta das 8h. Às 15h, Dom José Antonio Peruzzo, arcebispo metropolitano, preside a Santa Missa na praça Tiradentes. Em seguida, a procissão com o Santíssimo Sacramento segue pelos tapetes na avenida Cândido de Abreu, até a praça Nossa Senhora da Salette.

Toda a dinâmica do dia expressa as dimensões da partilha e unidade. O trabalho em equipe para produção dos tapetes é um dos grandes momentos de união entre as paróquias.

Produção dos Tapetes

O Santíssimo Sacramento fará uma procissão de aproximadamente 2 km sobre o tapete produzido pelos fiéis da cidade. A manifestação artística serve como um adorno devocional para que a Eucaristia vá ao encontro de todos nas ruas da cidade. Este é um dos momentos excepcionais em que o Corpo de Cristo sai das igrejas.

Os tapetes são uma manifestação da criatividade e dinamicidade das paróquias e comunidades. Geralmente os desenhos e frases estampados nas ruas são feitos com materiais como serragem, papéis coloridos, pedras tingidas e outros materiais.

Os desenhos mais tradicionais costumam ser aqueles ligados a Eucaristia, vocações, os padroeiros das comunidades, Palavra de Deus e Espírito Santo e Nossa Senhora.

A confecção do tapete começa às 8h. Durante toda a manhã a principal movimentação será de pessoas ajudando na produção dos desenhos. A previsão é que até às 12h todo o trajeto esteja finalizado.

Novidade para este ano

Em 2022, a novidade serão as cenas vivas sobre a Eucaristia, ao longo do trajeto, durante a procissão. As encenações serão interpretadas por atores profissionais e amadores de grupos teatrais das paróquias.

Seis passagens bíblicas serão representadas: Encontro de Jesus com a Samaritana; Bodas de Caná; Lava-pés; Multiplicação dos pães; Discípulos de Emaús e Santa Ceia.

Serão cenas mudas, somente com gestos, com início, meio e fim, retratando a respectiva passagem bíblica. Como o tempo de representação de cada passagem é curto – entre 3 e 5 minutos – serão repetidas quantas vezes forem necessárias.

Visita nas instituições

Desde o início do mês de junho (02), Dom Peruzzo tem visitado instituições e comunidades, com o objetivo de também levar a bênção do Santíssimo Sacramento àquela parcela da população que não consegue participar presencialmente no dia.

Foram visitadas as seguintes instituições: Asilo São Vicente de Paulo, Lar do Meninos, Colégio Santa Cândida, Comunidade Fonte de Misericórdia e o Pequeno Cotolengo.

No dia 16, pela manhã, os padres Cleberson Evangelista e Paulo Siebeneichler irão com o Santíssimo abençoando alguns hospitais da cidade. Dentre eles, estão: Hospital Nossa Senhora das Graças, Hospital Pequeno Príncipe, Hospital Santa Casa, Hospital Cajuru, Hospital Marcelino Champagnat, Hospital Santa Cruz, Hospital Geral de Curitiba e Hospital Cruz Vermelha.

Outras atrações

Como a programação se estende pelo dia todo, o evento terá uma praça de alimentação com Food Trucks no estacionamento do Tribunal do Júri. No quesito saúde, haverá uma tenda de atendimento na Praça Tiradentes e uma na Praça Nossa Senhora da Salette, mais sete ambulâncias à disposição ao longo do percurso da procissão, na Avenida Cândido de Abreu.

Para quem desejar receber o Sacramento da Reconciliação, diversos padres atenderão confissões, das 8h às 14h30, na Praça 19 de Dezembro. No mesmo lugar, voluntários se encontrarão para fazer um trabalho de atendimento e escuta aos moradores em situação de rua das redondezas, oferecendo um kit lanche e palavras de carinho.

Ao final do evento, após a bênção do Santíssimo Sacramento, na Praça Nossa Senhora da Salette, todos os participantes são convidados a participarem da Show com o padre Reginaldo Manzotti.

Interação com os internautas

Para as ações de divulgação nas redes sociais, o setor de comunicação da arquidiocese desenvolveu o filtro Corpus Christi 2022, que pode ser facilmente encontrado na busca de filtros do Instagram. A hashtag criada para o evento é #CorpusChristiCuritiba e pede-se para fazer a marcação da @arquidiocesecuritiba nas fotos e vídeos feitos durante o evento.

Uma playlist com músicas para adoração também foi criada no Spotify da Arquidiocese.

Programação completa

  • 8h – Início da montagem do tapete ao longo da Av. Cândido de Abreu
  • 8h às 14h30 – Atendimento de confissões na Praça 19 de Dezembro
  • 9h às 12h – Visita do Santíssimo Sacramento em hospitais e instituições sociais
  • 9h às 12h – Atendimento e escuta dos moradores em situação de rua
  • 14h30 – Concentração na praça Tiradentes e animação com padre Reginaldo Manzotti
  • 15h – Início da Santa Missa na Praça Tiradentes
  • 16h15 – Procissão com o Santíssimo Sacramento até a Praça Nossa Senhora da Salette
  • 17h40 – Chegada na Praça Nossa Senhora da Salette, com bênção do Santíssimo
  • 18h – Show de encerramento, com Pe. Reginaldo Manzotti, na Praça Nossa Senhora da Salette
Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.