Corrida de 60 anos da Apae Curitiba acontece em 11 de setembro

E foi dada a largada para as inscrições da Corrida de 60 anos da Apae Curitiba – Running For a Goal – que ajudará a causa da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla. O evento acontece em 11 de setembro e terá largada na Praça Nossa Senhora de Salette, no Centro Cívico, em Curitiba (Palácio Iguaçu). Serão três modalidades: uma caminhada de 3 km e duas corridas, de 5 km e 10 km. A inscrição pode ser feita no site da Apae.

Foto: Divulgação

Durante esses anos, a instituição tem proporcionado a mudança na vida de milhares de pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. Além das terapias que são essenciais no desenvolvimento da pessoa com deficiência, oferece atendimento na educação e assistência social de forma gratuita.

O evento é uma forma de manter as cinco escolas, com quase 500 estudantes, em funcionamento; os três centros terapêuticos e as sete casas lar, que acolhem 35 pessoas em Santa Felicidade. Hoje a associação realiza, em média, 50 mil atendimentos terapêuticos por ano, totalmente gratuitos.

“A corrida em comemoração de 60 anos, ajudará para que esses atendimentos gratuitos continuem. A instituição poderá investir em equipamentos e profissionais, que farão com que os atendidos da Apae tenham mais qualidade de vida e autonomia”, diz o idealizador da corrida, Paulo Fortunato.

Paulo Roberto Michelon, presidente da associação, conta que a Apae promove os mais variados tipos de eventos, visto que todo o atendimento prestado é gratuito. Nos últimos quatro períodos escolares, a instituição deixou de atender mais de 500 pedidos de matrículas, dada a plena ocupação das vagas disponíveis. Através da corrida haverá a possibilidade de atender mais pessoas e, também, empregar técnicas com melhores resultados.

“Procuramos gerar nos eventos realizados, sempre que possível, oportunidades adicionais que possibilitem a participação das pessoas com deficiência que atendemos – estudantes, pacientes e acolhidos –, gerando valores agregados, como oportunidade de integração/interação social e prática desportiva, no caso desta corrida. Esses eventos nos ajudam, ainda, a divulgar para toda a sociedade o trabalho que a Apae desenvolve”, completa o presidente.

A Apae Curitiba

A Apae Curitiba atua há quase 60 anos em prol à pessoa com deficiência intelectual ou múltipla. Durante todo esse período, sustentou seu trabalho com a colaboração da população. E através das doações manteve todas as suas escolas e ofereceu saúde às pessoas com deficiência. A instituição pertence ao terceiro setor. É uma organização não governamental (ONG) que precisa, essencialmente, da colaboração e solidariedade das pessoas.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) foi criada no Rio de Janeiro em 1954. Em Curitiba, foi fundada em 6 de outubro de 1962 e surgiu sob o escopo do movimento: promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio às famílias. Busca o desenvolvimento integral, habilitação e reabilitação, melhoria da qualidade de vida e inclusão social da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla, na família e comunidade.

Na capital paranaense atua em três pilares – educação, saúde e assistência social -, e conta com a força de trabalho de quase 300 colaboradores para manter cinco escolas especializadas, três centros terapêuticos e sete casas lar, atendendo quase 500 alunos, alcançando mais de 700 atendimentos por dia, considerando o turno integral, e 35 acolhidos nas Casas Lar. Hoje a associação realiza, em média, quase 50 mil atendimentos terapêuticos por ano, totalmente gratuitos.

A corrida

A corrida terá largada na Praça Nossa Senhora de Salette, sn, Centro Cívico, em Curitiba (Palácio Iguaçu). O evento terá três modalidades: uma caminhada de 3 km e duas corridas, de 5 km e 10 km. Poderão participar da Running For a Goal qualquer pessoa apta a praticar atividades físicas e com todos os exames em dia.

O professor de educação física da Apae Curitiba, Wellington Pedro, conta que a corrida é uma das modalidades aeróbicas mais utilizadas para combater o sedentarismo e outros problemas de saúde. “É uma atividade física que inclui, nesse contexto, a saúde física, mental e qualidade de vida. Os benefícios são muitos, como a melhora da respiração, diminui o stress, ansiedade, ajuda no controle do colesterol, combate a depressão e melhora a autoestima”, diz.

É fundamental para a realização das atividades em percursos longos ou curtos alguns cuidados apontados pelo professor. Pedro cita “usar uma roupa confortável, protetor solar, estar hidratado, fazer alongamento antes e após as corridas e, o principal, é respeitar os seus limites físicos”, explica.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.