Crianças podem assistir apresentações teatrais gratuitas no Paraná; veja programação

Com a colaboração de AEN

O programa Crianças no Teatro, que proporciona o acesso de crianças de 6 a 12 anos a apresentações e vivências teatrais gratuitas, entra em uma semana intensa com atividades em vários municípios do Paraná (veja programação abaixo).

teatro-gratuito-criancas
Foto: Kraw Penas/SEEC

Enquanto o público infantil da Região Metropolitana de Curitiba poderá assistir ao espetáculo “Itan e Tal”, do Grupo Baquetá, no Teatro Guairinha, as crianças de Laranjeiras do Sul, União da Vitória e Guarapuava terão contato com o clássico “A Roupa Nova do Rei”, montagem da Cia. Regina Vogue.

Além de contemplar os estudantes da rede pública, que são levados ao teatro junto às escolas, o espetáculo Itan e Tal dos dias 15 e 16 (sábado e domingo) será aberto ao público em geral. A bilheteria abre uma hora antes da programação.

Veja também:

Na próxima semana, volta ao cartaz pelo Crianças no Teatro em Cianorte o espetáculo “Encontro de Gigantes”, da companhia Núcleo Ás de Paus, que estreou em Londrina em março. A trupe propõe o compartilhamento da prática da perna de pau com personagens gigantes, em um contraponto à literatura clássica infantil, ao apresentar uma menina gigante que é estranha para os outros seres humanos até se encontrar com uma mulher gigante e, assim, se identificar no mundo.

Ainda estão previstas para abril e maio sessões para Antonina, no Litoral, e Oeste do Paraná. (Veja tabela com a programação completa).

“O Crianças no Teatro entra em uma fase intensa de apresentações. Tem sido extremamente interessante acompanharmos a experiência desses pequenos espectadores nestas imersões proporcionadas pelo programa”, avalia Laura Haddad, coordenadora de Desenvolvimento da Economia da Cultura, da Secretaria da Cultura. “O bom nível dos espetáculos contribui muito para que esta, que muitas vezes é a primeira experiência no teatro da criança, seja inesquecível”, afirma.

O espetáculo “Itan e Tal” traz reflexões acerca da diversidade. Nati é uma menina pretinha que canta e adora brincar. Ao inventar o jogo chamado Mundo Invertido das Palavras, descobre que seu nome ao contrário é Itan. Então inicia uma profunda jornada em busca do significado dessa palavra, encontrando a sua história afro-indígena, através de uma viagem ao passado e ao futuro. 

O clássico A Roupa Nova do Rei é um conto de fadas de autoria do dinamarquês Hans Christian Andersen e foi inicialmente publicado em 1837. Certa vez havia um rei, que muito se gabava de sua astúcia e inteligência. Um dia, um malandro forasteiro chega ao seu reino, anunciando ser um renomado alfaiate que percorria o mundo. Apressadamente, o vaidoso rei exige que lhe faça uma nova roupa, jamais vista em canto algum. Enchendo-se de oportunismo, o malandro promete uma roupa mágica que somente as pessoas mais inteligentes e astutas poderiam vê-la.

O falsário então exige todo o tipo de raridades e materiais caros para a confecção do suposto traje mágico, enquanto passa os dias desfrutando do conforto real. Quando finalmente é apresentada a inusitada encomenda, o rei que não queria demonstrar estupidez anuncia um desfile a fim de apresentar aos súditos o novo traje real e testar a inteligência de todos. Uma sincera criança, assustada, faz o rei enxergar que foi enganado e que na verdade está sem roupa alguma.

Veja a programação:

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.