Fotógrafo faz ‘antes e depois’ de Curitiba com fotos de 100 anos atrás

Curitiba está de aniversário nesta quarta-feira (29), completando 330 anos. Nesses mais de três séculos de vida, muita coisa na cidade mudou, como a paisagem. E pensando nisso, o fotógrafo curitibano Daniel Castellano fez um ‘antes e depois’ da capital, utilizando imagens de cerca de 100 anos atrás.

curitiba antes e depois
Foto: Reprodução/Daniel Castellano

As fotos trazem vários pontos bem conhecidos, como as praças Rui Barbosa e Santos Andrade e também a rua XV de Novembro.

Castellano está compartilhando as imagens nas redes sociais durante essa semana, para comemorar o aniversário de Curitiba. Mas o projeto começou no ano passado:

“Vi uma foto antiga da Praça Rui Barbosa feita pelo fotógrafo Arthur Wischral em 1955, e resolvi buscar o mesmo ângulo. Ele fez do alto do prédio, eu fiz com drone, que é a minha ferramenta atual, e acabou dando certo”

Depois disso, Castellano conta que teve nesse ano uma colaboração com o site “Curitiba em Preto e Branco”. E aí partiu o interesse de recriar mais fotos.

“A Ana do site Curitiba em Preto e Branco me chamou para fazer um post colaborativo de uma foto antiga do mesmo ângulo. Como este site tem várias fotos antigas, comecei a ver e me interessar em buscar os mesmos ângulos e conhecer um pouco mais sobre a história da cidade”

Dificuldades em fazer as fotos

Como muita coisa mudou nas paisagens curitibanas, Daniel Castellano teve alguns desafios para fazer as fotos no mesmo ângulo.

“As dificuldades foram várias. Primeiro em me organizar com as fotos antigas; depois em achar o mesmo ângulo tendo que segurar em uma mão o celular com a foto antiga e na outra mão a câmera, muitas vezes em lugares com bastante movimento”.

Famoso fotógrafo da capital, Castellano explica seu trabalho:

“Eu já fotografo Curitiba há pelo menos 20 anos, e com o tempo fui aprendendo e estudando a luz que muda a todo instante, através da estações e das horas do dia. Curitiba acaba sendo meu laboratório de estudo da luz”

Veja o ‘antes e depois’ de Curitiba

curitiba antigamente
antes e depois curitiba
curitiba antes e depois

Fotos: Reprodução/Daniel Castellano. Confira mais imagens no perfil do fotógrafo.

Leia também:

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.