Ação renova visual de pacientes do Hospital do Idoso para Dia dos Pais

Com cabelo aparado e barba feita, o jardineiro Adilson Teodoro não resistiu ao comentário diante do espelho: “Tô bonito!”. A renovação no visual foi cortesia do barbeiro Alexandro Ferreira, voluntário do Hospital Municipal do Idoso, em Curitiba. Improvisada na sala de reabilitação, a barbearia faz parte das ações da semana em homenagem ao Dia dos Pais.

Foto: Dary Esteves Jr.

Teodoro tem 61 anos. Está internado por insuficiência cardíaca e hipertensão desde quinta-feira passada (4). Também sofre de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Divorciado, pai de dois filhos, com três netos e dois bisnetos, espera ganhar alta nos próximos dias para se encontrar com a família no domingo (14).

Para ele, o trabalho de Ferreira foi um presente antecipado. Ou um “presentão”, como disse o aposentado Romeu Wunsche, 77 anos, internado com suspeita de pneumonia. Zelosa, a esposa, Josefina, acompanhou de perto o ritmo da tesoura no cabelo do marido e depois se juntou a ele para uma foto. “Aprovado”, comentou a mulher do ex-pedreiro. O casal tem dois filhos.

A iniciativa foi da equipe multiprofissional do hospital, com apoio de estagiárias do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na quarta-feira (10), os pais internados que podiam ser retirados da enfermaria foram levados à sala de reabilitação. Eles também escolhiam que música queriam ouvir durante o corte.

A quebra na rotina funcionou. “Alguns disseram que até se sentiram menos doentes”, contou a terapeuta ocupacional Priscila Cardoso. “Eles pediam para ver as fotos de antes e de depois do serviço”, completou. “É gratificante, prazeroso devolver a autoestima às pessoas”, afirmou o barbeiro.

Programação

Nesta quinta-feira (11), dois violeiros vão percorrer as enfermarias. Na sexta (12), a “tevê itinerante” será levada aos quartos para exibir um vídeo em homenagem aos pais e aos funcionários que os atendem no hospital. No domingo (14), os pacientes terão um almoço especial. Aqueles que receberem alta vão ganhar um vasinho de flores.

O Hospital Municipal do Idoso é administrado pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) da Prefeitura de Curitiba.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.