Jovem sofre acidente de moto e é salva por técnica de enfermagem que passava pelo local

Na manhã do dia 20 de outubro, Fernanda de Oliveira Franco, 20 anos, sofreu um acidente de moto, em Curitiba. A jovem estava em um posto de combustível, sentada na motocicleta, quando foi atingida por um carro.

Foto: Divulgação | Hospital Universitário Cajuru

A vítima só não sofreu sequelas mais graves por conta do atendimento de primeiros socorros, que recebeu da técnica de enfermagem Luciana Machado.

“Não lembro de muita coisa do acidente, apenas que paramos no posto para abastecer, segurei no meu parceiro e veio a freada brusca. Recordo que fui arremessada e depois arrastada. Senti muita dor, e a sensação era horrível. Pessoas gritavam para não deixar o motorista fugir e, no meio desse tumulto, surgiu uma voz suave perguntando se eu precisava de alguma coisa. Nessa hora, eu não conseguia ver nada, apenas ouvir a voz doce da Lu. Ela me disse que trabalhava no Hospital Marcelino Champagnat e que eu não poderia me mexer até o Siate chegar. Não me deixou um minuto sozinha, me manteve calma e imóvel”, recorda Fernanda. Ela estava indo trabalhar no momento do acidente.

Coincidentemente, o local do acidente faz parte do trajeto diário da profissional de saúde até o Hospital Marcelino Champagnat, instituição em que trabalha.

No dia, após presenciar a fatalidade, Luciana enviou uma mensagem para a coordenadora, avisando que se atrasaria porque precisava ajudar uma vítima de acidente de trânsito. Mais tarde, essa mensagem ajudou a mãe da Fernanda, Kelly Patrícia, a encontrar a profissional.

Primeiros socorros da jovem após o acidente

Fernanda foi encaminhada pelo Siate para o Hospital Universitário Cajuru, referência ao atendimento de traumas em Curitiba. Foram oito horas de cirurgia, onde o neurocirurgião Ricardo Guimarães identificou duas fraturas na cervical na vértebra C5 e percebeu que, por muito pouco, a jovem não ficou tetraplégica.

“A orientação da Luciana para que a Fernanda não se mexesse até a chegada da equipe de resgate foi crucial. O padrão de fratura que ela teve, comumente pode gerar uma lesão regular, deixando o paciente tetraplégico. É uma fratura muito instável, grave, uma luxação cervical, e quando a Fernanda chegou, ela tinha pouquíssimos sinais neurológicos. O primeiro atendimento foi vital para o sucesso da cirurgia e a ausência de sequelas”, afirma o médico.

Jovem reencontra técnica após o acidente

Kelly, mãe de Fernanda, fez de tudo para encontrar a técnica que ajudou a salvar a vida da filha. A única informação que ela tinha é que Luciana estava com o uniforme do Hospital Marcelino Champagnat, que fica próximo do Hospital Universitário Cajuru. As duas instituições fazem parte do Grupo Marista e muitos profissionais se conhecem.

A mãe de Fernanda saiu perguntando para todos os profissionais se eles sabiam que era a mulher que havia ajudado sua filha. Kelly encontrou uma profissional que lembrou que Luciana chegou atrasada naquele dia porque parou para ajudar alguém em um acidente de trânsito.

“Luciana, precisava muito lhe agradecer por ter ajudado a salvar a minha filha. Sei que o pior não aconteceu porque você agiu rápido e fez o certo. Nada que eu faça por você vai chegar perto do que você fez pela minha família”, disse a mãe emocionada para a técnica de enfermagem.

“Eu fiz o que tinha que ser feito. Assim que vi o acidente, parei o carro e fui ajudar. Nem sei descrever o meu sentimento diante daquela situação. Apliquei o meu conhecimento e consegui ajudar uma vida. Isso é o que me move na profissão”, diz Luciana. “Faz sete meses que trabalho na área, já cuidei de muitas pessoas, mas dessa vez pude encontrá-las novamente. Aqui, será uma amizade para sempre”, assegura a técnica.

Jovem se recupera em casa

Fernanda está se recuperando da cirurgia em casa e com todos os movimentos do corpo preservados. Mãe, filha e a técnica de enfermagem conversam todos os dias e a promessa é de uma grande amizade.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.