Adultos nascidos no primeiro semestre de 1974 podem tomar a 4ª dose da vacina anticovid em Curitiba

A vacinação contra a covid-19 foi ampliada com a convocação da 3ª dose de reforço para pessoas com 60 anos ou mais, com imunossupressão. Nesta terça-feira (5), adultos nascidos no primeiro semestre de 1974 podem tomar a 4ª dose.

Foto: Pedro Ribas/SMCS

A 3ª dose de reforço também estará disponível a partir desta data para pessoas com 50 anos ou mais vacinadas com Janssen na 1ª dose do início do esquema vacinal. Em ambos os casos, é necessário ter um intervalo mínimo de 120 dias desde a dose de reforço anterior.

A 3ª dose de reforço corresponde à 5ª dose para quem recebeu Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer no esquema vacinal inicial ou à 4ª dose para quem recebeu Janssen no esquema inicial.

40 anos ou mais

O chamamento da próxima semana também contempla de forma escalonada o 2º reforço para pessoas com 40 anos ou mais. O 2º reforço corresponde a 4ª dose para quem iniciou a vacinação com Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer ou 2ª dose para quem iniciou com Janssen.

As convocações atendem às novas determinações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, do Ministério da Saúde.

Ao todo são esperadas 45 mil pessoas para se vacinarem contra a covid-19 de segunda (4) a sexta-feira (8).

Repescagem para já convocados

Os pontos de vacinação também oferecem repescagem contínua para todos os grupos anteriormente convocados: 1ª dose para todos com 5 anos ou mais; 2ª dose para todos com 5 anos ou mais; 1º reforço para todos com 12 anos ou mais; 2º reforço para imunossuprimidos com 12 anos ou mais; profissionais de saúde; pessoas de 18 a 39 anos vacinadas na primeira dose com Janssen; ou pessoas vacinadas com qualquer marca na primeira dose e que tenham nascido até o primeiro semestre de 1973.

Importante ressaltar que para receber a 2ª dose ou as doses de reforço é necessário ter completado o intervalo mínimo recomendado, que varia conforme a marca do imunizante já recebido e o grupo que a pessoa faz parte.

A data das doses já recebidas pode ser confirmada no Aplicativo Saúde Já Curitiba (site ou smartphone), ao acessar a aba “Carteira de Vacinação” e, em seguida “Aplicadas”.

Onde se vacinar

A vacinação é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para pessoas com 12 anos ou mais é realizada em todas as 107 unidades de saúde. Para crianças de 5 a 11 anos, a vacinação está disponível também em todas as unidades, com exceção da Ouvidor Pardinho. Confira os locais de vacinação no site Imuniza Já Curitiba.

Vacinação simultânea

Para as pessoas com 12 anos ou mais, além da dose do imunizante contra a covid-19, está sendo ofertada também a vacina contra a gripe (vírus influenza), que pode ser aplicada simultaneamente com a vacina da covid-19.

Crianças entre 5 e 11 anos devem aguardar 15 dias de intervalo entre os imunizantes contra a covid e a gripe.

Recomendações

Pessoas que tiveram covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas, para se vacinar. No caso de pessoas que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem o completo reestabelecimento.

Condições de imunossupressão

Idosos já acompanhados pelo SUS Curitibano ou vacinados anteriormente como parte do grupo de “imunossuprimidos” não precisam apresentar comprovação da condição.

Pacientes que ainda não tenham sido vacinados como imunossuprimidos e não são acompanhados pelo SUS Curitibano, devem apresentar alguma documentação que comprove a sua condição.

São considerados imunodeprimidos, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização do Ministério da Saúde, as seguintes condições:   

  • Imunodeficiência primária grave
  • Quimioterapia para câncer
  • Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras
  • Pessoas com HIV/Aids
  • Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias
  • Uso de drogas modificadoras da resposta imune
  • Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias
  • Pacientes em hemodiálise
  • Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas

2º Reforço

(4ª dose para quem recebeu Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer no esquema vacinal inicial; 3º dose para quem recebeu Janssen)

5/7 (terça-feira) – Pessoas nascidas no 1º semestre de 1974, vacinadas com 1º reforço até 7/3
6/7 (quarta-feira) – Pessoas nascidas no 2º semestre de 1974, vacinadas com 1º reforço até 8/3
7/7 (quinta-feira) – Pessoas nascidas no 1º semestre de1975, vacinadas com 1º reforço até 9/3
8/7 (sexta-feira) – Pessoas nascidas no 2º semestre de1975, vacinadas com 1º reforço até 10/3

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.