A água verde que surgiu no lago do Parque Barigui, em Curitiba, tem chamado a atenção de frequentadores e turistas.
A maior preocupação é que a coloração esverdeada tenha relação com a poluição, já que há uma grande variedade de animais que habitam a região, como diferentes espécies de pássaros e peixes, além das famosas capivaras.
Mas pode ficar despreocupado porque a água verde não tem nenhuma causa que possa ser prejudicial à saúde dos animais e dos frequentadores do Barigui, segundo a Prefeitura de Curitiba.
Por que a água do lago no Barigui está verde?
A assessoria de imprensa do governo municipal explica que a cor verde no lago do Parque Barigui acontece por uma junção de dois fatores.
O primeiro deles é a proliferação de algas aquáticas invasoras na região. Esse episódio acontece em determinados períodos do ano e, com a reprodução dessa espécie, a água adquire esse tom.
- Veja o momento em que ônibus destrói plataforma em terminal
- Padre é internado em estado grave após sofrer acidente
- Vestido de festa barato? Bazar oferece peças especiais por R$ 150
O segundo fator seria a decomposição das folhas que caem das centenas de árvores que cercam o Parque Barigui. Quando essas folhas caem na água e se decompõem, liberam substâncias que contribuem para alterar a cor da água.
O lago do Barigui vai continuar verde?
A Prefeitura informou que já removeu as plantas invasoras do lago do Parque Barigui e garantiu que não há risco para nenhuma espécie de animal que vive na região.
Com esse trabalho, a expectativa é que, em alguns dias, a água verde dê local ao lago cristalino já conhecido do curitibano e que encanta turistas há décadas.