O artista Celestino Dimas, um dos idealizadores do projeto que deu origem ao painel Jack Bobão, na rua XV de Novembro, em Curitiba, foi convidado a pintar uma nova obra na capital. A icônica arte urbana que mostrava o personagem principal do filme de terror ‘O Iluminado’ foi apagada do prédio onde estava.
O convite foi registrado pelo prefeito Rafael Greca nas redes sociais. Segundo Greca, o painel foi apagado por causa de um “ruído de comunicação” entre o proprietário do imóvel e a Secretaria Municipal do Urbanismo (veja a nota da pasta no fim da matéria).
A pintura estava no local desde 2013 e era bem conhecida dos moradores de Curitiba que passavam pelo Centro da capital. O painel trazia o personagem Jack Torrence com a frase “Só trabalho sem diversão faz do Jack um bobão”. A arte fazia parte do projeto Motion Layers e foi produzido por Eduardo Melo.
O artista Celestino Dimas idealizou o projeto e fez, em um outro painel, a figura do músico Ray Charles.
Em nota, a Secretaria de Urbanismo da Prefeitura de Curitiba afirmou que a remoção da pintura foi feita pelo proprietário do prédio:
“De acordo com a Lei 8471/94 e o decreto 402/14 a confecção do painel artístico exige alvará da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU). No caso específico, foi feita fiscalização e o proprietário do imóvel foi notificado, já que a SMU não foi consultada e não licenciou a confecção do painel. A notificação previa que o proprietário providenciasse o documento. Como a medida não foi tomada, foi emitida a multa. A SMU não determinou a pintura da parede, que foi uma decisão do proprietário”.