Após pedido da população, semáforo é instalado em cruzamento no Boqueirão

Já funcionando em modo de alerta (com a luz amarela piscante), o equipamento semafórico instalado no cruzamento da Rua das Carmelitas com a Rua Cleto da Silva, no bairro Boqueirão, em Curitiba, começa a funcionar nesta segunda-feira (25). A ativação do semáforo por equipes da Superintendência de Trânsito (Setran) está programada para às 9h30. 

Foto: Cido Marques/FCC

A implantação dos semáforos neste ponto foi uma das cinco prioridades solicitadas pela população da Regional Boqueirão nas audiências da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2022.

“É um cruzamento bastante movimentado na região e com risco iminente de acidentes”, observa o diretor de planejamento e operação da Setran, Pedro Darci da Silva Junior.

A Rua das Carmelitas é uma ligação importante entre os bairros Boqueirão e Uberaba, onde há grande concentração de empresas que são polos geradores de tráfego de caminhões. Em quatro anos, o cruzamento registrou 18 colisões, segundo dados do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).

Segurança viária

Este é o 15º cruzamento da cidade que recebe semáforos neste ano, após análise técnica de viabilidade, acompanhamento de alterações no trânsito, em atendimento a pedidos apresentados pelo cidadão e, também, por novas demandas criadas nas proximidades de polos geradores de tráfego, como supermercados.

Entre os novos semáforos estão dois na BR-476 (com as ruas José F. Maldonado e Frederico Galvão) e outros dois na Rua Presidente João Goulart (com Rua Jornalista Emílio Zóla Florenzano e com Rua Olivardo Konoroski Bueno), no Tatuquara.

Para minimizar riscos de acidente e propiciar uma mudança na circulação pelo bairro, os semáforos mais recentes foram ativados na última quarta-feira (20), no Cabral, em dois cruzamentos da Rua Vereador García Rodrigues Velho (com Avenida Paraná e Rua Joaquim José Pedrosa).

Todos os novos equipamentos já estão interligados à Central de Tráfego em Área (CTA), espaço que faz o monitoramento em tempo real, com câmeras, do fluxo de veículos e do deslocamento do transporte coletivo na cidade. Pela Central são controlados cerca de 92% dos semáforos da cidade. 

De forma remota é possível fazer a maioria dos reparos necessários, como alterar tempos de abertura e fechamento dos semáforos, além de detectar em poucos minutos falhas pontuais nos equipamentos. 

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.