Artes, brindes e orientação: Hospital Erasto Gaertner abre Outubro Rosa com evento especial 

Para marcar o início do Outubro Rosa, o Hospital Erasto Gaertner (HEG) promove, na segunda-feira (3), um evento especial com o propósito de incentivar a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer e a promoção da saúde da mulher. O evento, aberto ao público, terá início às 10 horas e ocorrerá na área em frente à sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer, instalada nas dependências do HEG, em Curitiba.


Apresentação musical, execução do número de dança do Programa de Ginástica Aeróbica e Ritmos e distribuição de brindes com o “Quiz da Mama” são algumas das atrações da programação. No encontro, haverá sessão de reiki, dinâmica de amarração de lenços, oficina de maquiagem e orientações da equipe do Conscientizar +. E para interagir com o público, voluntários do projeto Especialistas da Alegria, grupo de palhaços que atuam em hospitais de Curitiba, também estarão presentes, realizando performances artísticas.

Referência no atendimento oncológico no Sul do país, a instituição de saúde registrou crescimento de 30% no número de pacientes com casos graves dos vários tipos de câncer, sobretudo o de mama, de intestino e de pele. Essa alta, observada nos anos de 2021 e 2022 em relação a 2020, é atribuída à redução da procura da população por atendimento médico para os tumores. Por isso, a campanha reforça a importância do cuidado e da assistência qualificada, marcas da entidade.

O médico José Clemente Linhares, chefe do Serviço de Ginecologia e Mama do hospital, chama atenção sobre a saúde da mulher e para a retomada dos cuidados. “É preciso que a população feminina volte a fazer os exames de rotina, uma vez que ainda há uma inércia nesse sentido em razão da pandemia.” 

Estatísticas

No Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais elevadas nas regiões Sul e Sudeste. Para 2022, são estimados pelo Instituto Nacional do Câncer 66.280 casos novos no país, o que representa uma taxa bruta de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres (INCA, 2019). No Paraná, a taxa ajustada prevista para este ano é de 47,96 casos para cada 100 mil mulheres (INCA, 2021).

Outras ações em andamento

Outra ação do HEG durante Outubro Rosa é referente ao Dia da Reconstrução Mamária, com três edições ao longo de 2022. Duas foram realizadas e a terceira ocorrerá em outubro. Direcionada a pacientes mastectomizadas do Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, que foram submetidas à cirurgia de retirada parcial ou total da mama devido ao câncer, a mobilização também atende à Lei nº 9.656/1998, a qual assegura o acesso à reconstrução mamária para pessoas que tiveram de se submeter à mastectomia por causa do câncer de mama. Para garantir a boa simetria, além da reconstrução na mama afetada, é feita a mamoplastia na outra mama.

Serviço

Abertura do Outubro Rosa do Hospital Erasto Gaertner (HEG)

Data e hora: segunda-feira (3), a partir das 10 horas

Local: em frente à sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer, dependências do HEG

Atividades: apresentação musical, execução do número de dança do Programa de Ginástica Aeróbica e Ritmos, distribuição de brindes com o “Quiz da Mama”, sessão de reiki, dinâmica de amarração de lenços, oficina de maquiagem e orientações da equipe do Conscientizar +.

Evento aberto ao público

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.