Aulas da rede municipal de Curitiba retornam seguindo mesmo escalonamento de fevereiro

Após o retorno das cem escolas e CMEIs do programa Leia+ da rede municipal de ensino de Curitiba, no dia 19 de julho, a Secretaria Municipal da Educação reorganizou a volta do formato híbrido (presencial + videoaulas da TV Escola Curitiba) em todas as unidades. A secretaria informou que irá repetir o escalonamento que foi feito em fevereiro, com dois grupos (A e B) se alternando semanalmente.

Higienização nas escolas. Foto: Luiz Costa/SMCS

A decisão foi tomada durante uma reunião realizada nesta sexta-feira (30), entre as equipes das Secretarias da Educação e da Saúde e com a participação dos dez Núcleos Regionais da Educação e dos distritos da Saúde.

Na segunda-feira (2), o retorno é conforme já foi divulgado para todas as 415 unidades da rede: os nonos e oitavos anos (Ciclo IV) e quintos e quartos anos (Ciclo II). Na educação infantil, voltam às unidades as crianças dos prés I e II e único, bem como os do Maternal II.

A partir do dia 9 de agosto, retornam os mais novos, 1º ao 3º e 6º e 7º e os pequenos do berçário e Maternal I (que só voltariam dia 16).

E a partir dessa data, todos os anos se alternam em grupos A e B, frequentando a unidade semana sim, semana não.

“Ou seja, os mais velhos não precisarão ficar em casa com a chegada dos mais novos. Mas sempre será respeitado o limite de até 50% da ocupação previsto no Protocolo de Retorno das Atividades Presenciais”, destacou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Para quem optou pelo exclusivamente remoto (videoaulas + kits pedagógicos), nada muda.

Maria Sílvia disse que, nas duas semanas em que os sete mil estudantes do programa Leia+ voltaram a 50 escolas municipais e 50 CMEIs, foram confirmados dois casos de covid-19, mas foram isolados, nos quais o contágio não foi na unidade.

“Esse fato, aliado à testagem rápida que a Saúde disponibiliza aos profissionais da educação, nos dá mais segurança”, disse a secretária.

A superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira, informou que todas as unidades serão constantemente monitoradas e os casos, sejam suspeitos ou confirmados, serão comunicados aos respectivos distritos sanitários.

O diretor do Centro de Epidemiologia da Saúde, Alcides de Oliveira, disse que o distanciamento e o uso de máscara continuam sendo fundamentais no dia a dia.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.