Avenida de Curitiba terá bloqueio total a partir desta quinta-feira

A Superintendência de Trânsito (Setran) fará o bloqueio total das três faixas de uma avenida de Curitiba. A interdição ocorre sentido Pinhais da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, a partir das 11 horas desta quinta-feira (22).

avenida-taruma-bloqueada
Foto: Pedro Ribas/SMCS

A interrupção no trânsito, na altura do Ginásio do Tarumã, é necessária para a execução das obras de restauração do sistema de drenagem. As chuvas intensas das últimas semanas causaram um ponto de erosão no local.

Com cerca de 300 metros de extensão, o bloqueio das três faixas acontece entre as ruas Engenheiro Antônio Batista Ribas e a Diogenis Ridgley Raciop. Para manter o tráfego e a ligação da capital com a Região Metropolitana, o fluxo nesse sentido da via (Curitiba-Pinhais) será desviado, temporariamente, para uma das faixas do sentido oposto da Avenida Victor Ferreira do Amaral.

Para que o desvio no contrafluxo fosse possível, foram abertos acessos aos veículos no canteiro central da avenida. Agentes da Setran estarão no local nos próximos dias para orientar os motoristas.

Interdição permite obras em avenida de Curitiba

Com a interdição completa da via, as equipes coordenadas pelo Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) vão iniciar as obras emergenciais para restauração do sistema de drenagem. Nesta semana, a equipe realizou o diagnóstico para traçar a estratégia de intervenção.

Com apoio de uma escavadeira, as equipes da Smop verificaram que a gravidade da erosão no local é maior do que o buraco de 40 centímetros de diâmetro na superfície informado inicialmente por moradores da região pela Central 156, no dia 12 de dezembro. Na avaliação foi constatado que, por baixo do asfalto, a força das águas pluviais decorrentes das recentes tempestades causou a quebra da caixa de ligação e tubulação que está a aproximadamente 4,5 metros de profundidade, comprometendo a galeria pluvial naquele trecho.

Ao todo, será necessário intervir em uma extensão de 8 metros da galeria, no sentido da via, utilizando equipamentos apropriados, além do reparo na pavimentação. A erosão subterrânea tem profundidade que chega a 4,5 metros em alguns pontos.

 “Esta é uma tubulação antiga e que não resistiu à intensidade das últimas chuvas. A ação é necessária para conter o processo erosivo e evitar prejuízos”, explica o diretor do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Ubiratan Cardoso.

Na intervenção será realizada a troca da tubulação antiga, que varia entre 80 cm e 1 m de diâmetro, e reconstruir a caixa de ligação entre galerias pluviais do local.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.