Bairro de Curitiba recebe mutirão de limpeza contra dengue

A partir desta quinta-feira (20) moradores do Vista Alegre, em Santa Felicidade, em Curitiba, recebem a 16ª etapa do mutirão Curitiba sem Mosquito. Essa é uma ação conjunta das secretarias municipais da Saúde (SMS) e do Meio Ambiente (SMMA) para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zyka e chikungunya.

Foto: Daniel Castellano/SMCS

Na quinta (20) e sexta-feira (21), os agentes de combate às endemias (ACEs) da SMS vão percorrer as casas da região para orientar moradores sobre os tipos de materiais que podem ser descartados e como devem ser armazenados. 

Durante as visitas, os agentes também farão vistorias e orientações de prevenção do criadouro. A coordenadora do Programa Municipal de Controle do Aedes, Tatiana Faraco explica o motivo da ação acontecer próximo ao fim de semana.

“O objetivo é que as pessoas aproveitem o fim de semana, quando a maioria está em casa, para fazer essa separação e uma vistoria nos espaços que possam acumular água”, contou.

Na segunda (24) e na terça-feira (25), os caminhões do departamento de Limpeza Pública da SMMA passam pela área para recolher os entulhos. 

Segundo Tatiana, a guerra contra o mosquito só pode ser vencida com a colaboração da população. Além da rapidez de procriação do mosquito, as residências são os principais focos encontrados na cidade.

“Nossas vistorias recentes mostram que 67% dos focos de Aedes aegypti encontrados na cidade, são áreas residenciais, por isso é tão importante que os moradores façam a vistoria e limpeza semanal  nos locais que possam acumular água”, alertou.

Colabore: receba o agente

É essencial que as casas visitadas recebem os agentes, além de uniformizados e identificados, eles usam os equipamentos recomendados e mantêm as medidas de prevenção ao coronavírus. 

Todos os agentes apresentam crachás que trazem credenciais profissionais. Em caso de dúvida, é possível ligar para o 156 para checar se aquele profissional realmente faz parte da equipe da SMS.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.