Bosque Portugal ganha brinquedos de madeira pra crianças

Em breve, o Bosque Portugal, no bairro Jardim Social, ficará ainda mais atrativo para as crianças. Para ampliar a recreação da garotada e estimular o convívio consciente com a natureza, o bosque que preserva um trecho do Rio Tarumã está ganhando uma nova área de lazer com brinquedos construídos com troncos de eucalipto de reflorestamento, um totem de identificação do local e seis bancos para o descanso dos frequentadores.

O novo parquinho fica na lateral da Rua Ozório Duque Estrada. Os trabalhos para transformar cerca de 300 toras de eucalipto, cordas e material metálico de fixação em cinco divertidos brinquedos começaram na última quarta-feira (13) e devem ser concluídos em aproximadamente dez dias.

Caminho Maluco, Travessia, Chute ao Alvo, Escalada, Ponte Móvel são futuras brincadeiras que as crianças terão à disposição para completar o passeio no bosque de 20.850 m2.

O local já conta com trilhas, pista de caminhada e academia ao ar livre. Também tem a Alameda dos Cantares Portugueses, espaço com 22 pilares que servem de base para azulejos portugueses pintados à mão com trechos de poesias de autores como Luís de Camões, Gregório de Matos, Castro Alves e Camilo Pessanha.

Compensação ambiental

A implantação da nova área de animação corresponde à medida de compensação ambiental da Prefeitura de Curitiba em decorrência das obras do Lote 3.2 da Linha Verde Norte. A intervenção compreende a Trincheira Fúlvio Alice, que formou o binário com a Gustavo Rattman/José Zgoda na ligação ao Bairro Alto por baixo da Linha Verde.

A Secretaria Municipal de Obras Públicas fiscaliza a construção dos brinquedos que completam uma série de melhorias promovidas no bosque, desde 2019, como a construção de pistas de caminhada e a instalação de novo sistema de iluminação com tecnologia LED. A revitalização do local atendeu às exigências de compensações ambientais estipuladas pelo município.

“Além de executar intervenções importantes na cidade, os engenheiros da Secretaria Municipal de Obras Públicas são responsáveis pela fiscalização de ações resultantes de medidas compensatórias, que são geradas pelo impacto ambiental das obras na cidade”, explica o secretário Rodrigo Araújo Rodrigues.

“A cidade ganha um novo local para o lazer saudável, o convívio social das famílias e o estímulo à preservação ambiental”, completa o secretário.

O projeto da área com os novos brinquedos é do Departamento de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Trilha na mata

Inaugurado em março de 1994 o Bosque Portugal é referência na região. Além da charmosa trilha na mata conta com uma área de animação construída em piso mosaico português, com desenhos que lembram o mar e uma caravela estilizada, em menção às grandes navegações portuguesas. Está circundada por sete colunas com os nomes dos países de língua portuguesa (Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Brasil, Cabo Verde, Angola e Guiné Bissau). Uma pista de cooper contorna todo o bosque, passando por três pontos cobertos que remetem à arquitetura portuguesa.

Morador do bairro há 21 anos, o casal de empresários Renata e André Reffel frequenta constantemente o bosque para caminhadas. À espera do primeiro neto, que nascerá em setembro, já fazem planos de aproveitar o novo parquinho. “Ficamos imaginando como o Felipe vai aproveitar esse espaço maravilhoso, para brincar em meio a natureza. O bosque está cada dia mais bem cuidado”, contou Renata.

“São muitas melhorias neste espaço que é muito especial para os moradores daqui e de toda a região”, destacou André.

Serviço: Bosque de Portugal

Endereço: Rua Fagundes Varella com Rua Ozório Duque Estrada, sem número – Jardim Social

Aberto diariamente